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5 sugestões para uma alimentação mais balanceada!

Dicas simples para uma alimentação saudável

5 dicasO Portal De Bem com a Vida entrevistou a nutricionista da ADJ Diabetes Brasil, Nicole Trevisan, para dar 5 dicas simples para se alimentar de forma saudável. Confira abaixo:

– Por que as frutas inteiras são melhores para o consumo de pessoas com diabetes comparadas aos sucos?

Os sucos em geral precisam de mais frutas para serem feitos, comparados ao consumo de uma porção de fruta. Se a pessoa escolher a primeira opção, deve estar ciente de que há uma maior concentração de frutose. Por serem líquidos e não precisarem de digestão vão rapidamente para o sangue elevando a glicemia, mais rapidamente quando comparamos a uma porção de fruta.

– Por que é importante recomendar que a pessoa com diabetes faça ao menos seis refeições ao dia? Qual a importância em não ficar muito tempo sem comer?

Quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar, ela corre maior risco de ter hipoglicemia, ou seja, ficar com a glicemia sanguínea abaixo de 70mg/dl de sangue, o que pode fazer com que se sinta mal, podendo até levar a desmaios, ou mesmo em casos mais graves ao coma.

– Gorduras de origem animal devem ser evitadas?

Sim, a mesma recomendação vale também para pessoas que não têm a patologia. As pessoas com diabetes são mais suscetíveis a doenças cardiovasculares e devem evitar a gordura saturada e trans, e consumir moderadamente gorduras mono e poli-insaturadas, seguindo as orientações individuais da nutricionista. Por isso, é importante sempre ficar de olho nos rótulos dos alimentos.

– Qual a importância das fibras na alimentação? Quais alimentos fibrosos podem ser priorizados?

As fibras ajudam a controlar a glicemia, reduzindo o índice glicêmico dos alimentos. Por isso, elas devem estar sempre presentes, e alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais integrais devem estar na alimentação diária. Uma dica importante é que o consumo das fibras tenha o acompanhamento de água, para que haja benefícios para o intestino também.

– O leite desnatado é o melhor leite para as pessoas com diabetes? Por quê?

Se houver restrição de gordura sim. A pessoa sempre precisa consultar um nutricionista para saber qual a melhor opção em cada caso. No caso de uma criança em fase de crescimento, a recomendação é que se use o leite integral.

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