Home / Agenda / A história por trás do Dia Mundial do Diabetes

A história por trás do Dia Mundial do Diabetes

old doctor

 

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno da causa no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor.

O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.

Neste ano o tema escolhido pela IDF foi Família, que tem um papel importante no cuidar e apoiar a pessoa com diabetes. Além disso, no Brasil, este ano em especial é importante, pois pela primeira vez o Ministério da Saúde incluiu o 14 de novembro em seu calendário a abriu espaço para que informações novas sobre o diabetes fossem publicadas a partir do começo de novembro, contribuindo para conscientizar a população sobre a prevenção do diabetes e de suas complicações.

 

Campanhas do Dia Mundial do Diabetes pelo Brasil

As associações de paciente estão promovendo ações pelo Brasil para sensibilizar a população sobre a importância de verificar a glicemia e educá-la para que previna internações e complicações.

Confira algumas iniciativas (em diferentes lugares do país) que separamos para que você possa participar:

Aracaju

A Associação Sergipana de Proteção ao Diabético e o Centro de Diabetes de Sergipe promovem a VII Caminhada do Dia Mundial do Diabetes, que será realizada no dia 24 de novembro. A concentração será na Praça do Mini Golf, a partir das 14h, com a saída prevista às 15h30. A equipe distribuirá brindes e a camisa para participar da caminhada é totalmente gratuita. Ela pode ser retirada no local da saída do evento. O término será no Parque da Sementeira, onde haverá o teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, exame do pé diabético e distribuição de material informativo.

Curitiba

Ocorrerá a 6ª Campanha do Dia Mundial do Diabetes, que ocorrerá no dia 10 de novembro, das 9h às 16h, na Praça Ouvidor Pardino. Lá haverá: exames de glicemia, pressão arterial sistêmica, exame de fundo de olho, fotocoagulação a laser, orientação e avaliação cardiológica, avaliação renal, orientação nutricional, pé diabético e avaliação em relação ao diabetes e obesidade.Mais informações podem ser acessadas em: https://www.facebook.com/campanhadiabetescuritiba

Birigui

A ADJ Birigui promoverá a 7ª Corrida Contra o Diabetes, que acontecerá no dia 25 de novembro, domingo, às 8h, em frente à sede da Associação, localizada na Rua João Galo, 1091 – bairro Centro. As corridas serão realizadas nos percursos de 5 km e 10 km, sendo que a largada será em pelotão único geral, masculino e feminino. A caminhada será somente para o percurso de 2 km. Com apoio da Prefeitura de Birigui, o Evento terá duração aproximada de três horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 18 3642-1929 ou pelo site: https://www.incentivoesporte.com.br

 

Indaiatuba

No interior de São Paulo, a Associação Sempre Amigos promoverá a 21ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes. Haverá uma caminhada de promoção e prevenção. O local da concentração será na sede do Lions Club e a chegada será na Praça Prudente de Moraes. A iniciativa terá detecção de diabetes, avaliação nutricional, aferição da pressão arterial, palestra educativa e atividade esportiva. Mais informações podem ser obtidas em www.sempreamigos.org.br ou pelo telefone: 19 99462-6291.

Rio de Janeiro

Precisamente no município de Miguel Pereira, a Colônia Azul realizará o acampamento entre os dias 7, 8 e 9 de dezembro. As atividades serão coordenadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, 9 nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, entre outros, na Pousada Graham Bell. As inscrições estão abertas no site (coloniaazul.com.br). A iniciativa é voltada para pessoas com diabetes tipo 1 de 9 a 60 anos. Mais informações podem ser obtidas em: coloniaazul.com.br/inscrições

Ainda no Rio de Janeiro, o Movimento Divabética em parceria com a Associação dos Diabéticos da Lagoa (ADILA) farão o Divabética Fashion Show, evento que reforça a autoestima e autoconfiança das meninas e mulheres com diabetes. Com palestras educativas e um desfile empoderador, a iniciativa também auxilia que elas se aceitem do jeito que são e promove o autocuidado. Ele vai acontecer no dia 10 de novembro, das 9h às 12h no Tijuca Tênis Clube. A entrada é R$35 e 50% do valor será doado a projetos beneficentes da Associação (ADILA).

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://bit.ly/associacaoadila

Fortaleza

A Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos (ACEDH) promove ações educativas para o Dia Mundial de Combate a Diabetes, com o objetivo de propagar a educação e saúde. Exatamente no dia 4 de novembro, haverá o treino Azul, composto por aulas de zumba e funcional. As aulas serão realizadas na Avenida Beira Mar, em Frente ao Boteco Praia. No dia 14 de novembro, a partir das 8h, haverá exames de glicemia, verificação da pressão arterial, atendimento nutricional, cálculo do IMC, atendimento jurídico e palestra sobre os cuidados com o diabetes. Todas estas atividades serão realizadas na Praça do Ferreira, no Centro. E para finalizar, no dia 23 de novembro, a advogada Narjara Alencar fará uma palestra sobre os direitos das pessoas com diabetes, a partir das 9h, na sede da Associação.

Mais informações podem ser obtidas em: 85 98790-6312.

Cajazeiras

No interior da Paraíba, a Associação de Diabéticos Gada Cajazeiras realizará no dia 12 de novembro 10 atividades de divulgação do Dia Mundial do Diabetes, em emissoras de rádios, TVs e sites locais. No dia 13 de novembro, haverá uma Sessão Solene Especial para debater a situação da pessoa com diabetes na Câmara Municipal. Já no dia 14 de novembro, a Associação promoverá em parceria com a Faculdade Santa Maria uma campanha que inclui palestra, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, consulta e atendimentos, atividades de educação e saúde e orientação de profissionais de saúde. Já na sexta-feira, terá uma atividade dentro do presídio masculino local para conscientizar sobre o diabetes.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: naldo_cz@hotmail.com

Belém

A ADJ Diabetes Brasil e a Associação dos Diabéticos do Estado do Pará farão uma campanha de testes de glicemia e orientação com relação ao diabetes, no Boulevard Shopping Belém, localizado na Avenida Visconde de Sousa Franco, 776, nos dias 1 e 3 de novembro, das 10h às 22h. Mais informações, acesse: www.adj.org.br

 

Porto Alegre

O Instituto da Criança com Diabetes (ICD) promove no próximo dia 14 de novembro, das 9h às 17h em sua sede, o evento pelo Dia Mundial do Diabetes, que contará com estandes para a verificação de pressão arterial, glicemia capilar e circunferência abdominal com profissionais do serviço (ICD): técnicos de enfermagem, médicos e residentes. Durante as atividades do evento estarão circulando os integrantes da Liga da Alegria do HCC e a brinquedoteca do ICD com suas respectivas atividades lúdicas. Ao final de cada turno, haverá sorteio de brindes. Mais informações acesse: www.icdrs.org.br

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

andre_capa

Um novo mundo depois do Diabetes

Aos dezenove dias do mês de fevereiro de 2008, nasceu a minha princesa, a Ana ...