Açaí

Açaí – uma boa opção nutricional

AçaíO açaizeiro, como é chamada a árvore do açaí, apresenta frutas pequenas e redondas, de cor roxa escura, possui pouca polpa, sabor agridoce e aroma intenso, originário da floresta tropical Amazônica, atualmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.

O açaí geralmente é comercializado congelado, por possuir em sua constituição muitos lipídeos, que provocam sua rápida fermentação em temperatura ambiente (aproximadamente 24 horas). Costuma-se também misturá-lo com água e outros ingredientes (como a banana e açúcar) para distribuí-lo para as demais regiões do país e até para fins de exportação.

Fazem parte de sua constituição os ácidos oléico, palmítico, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitaminas A, B1, E e C, antocianinas, sendo estas últimas responsáveis pela ação antioxidante do açaí. Ainda como benefícios, podemos citar a ação anti-inflamatória, a melhora do perfil lipídico(aumentar o colesterol bom- HDL e diminuir o colesterol ruim – LDL), evitando doenças cardiovasculares, arterosclerose,fortalecendo o sistema imunológico.

Apesar de estudos realizados demonstrarem que o açaí promoveu a diminuição da resistência à insulina, até o momento, não existem dados científicos conclusivos que o indique para o tratamento do diabetes, tendo em vista ao alto teor de glicose em sua composição.

Segundo dados fornecidos pelanutricionista Deise Santiago, “existe uma versão natural do açaí zero açúcar, adoçado com edulcorantes que permite o seu consumo por pessoas que tenham diabetes. A quantidade máxima indicada para qualquer pessoa é de 9 colheres de sopa de açaí, que equivale a 90g do produto. Com isso, serão ingeridas 69kcal e 19,5g de carboidratos”.

Ainda Deise enfatiza a importância de” ficarmos atentos na quantidade a ser consumida e evitar ao máximo acrescentar ingredientes como leite, leite em pó, leite condensado, banana, morango, granola, sorvete, mel, chocolate, que irão transformar o açaí numa bomba calórica. Com certeza, os que causarão menos impacto nas calorias são as frutas, como o morango principalmente. Mas os aditivos mais calóricos são as opções com açúcar, leite condensado, chocolate e sorvete”.

Apenas para exemplificar, comparando dois produtos de uma mesma marca do fruto, a versão sem açúcar (sem banana, sem guaraná) apresenta 46kcal em 60g, enquanto a versão nomeada natural (com banana, açúcar) apresenta 62kcal em 60g, que quando acrescida de granola (uma colher de sopa), somam 87kcal. Uma colher de sopa de mel tem cerca de 50kcal, uma de leite condensado tem cerca de 65kcal e a mesma quantidade de leite em pó tem 80kcal. Teríamos de 46 kcal até 126kcal, podendo chegar facilmente a 500kcal, uma vez que a maior parte das pessoas não se serve com pequenas quantidades.

Para aqueles que não apreciam o sabor do açaí, uma boa escolha é o consumo de salada de frutas que possua os mesmos nutrientes do fruto, com um pouco menos de gordura se for consumida pura. Maçã, mamão, banana e laranja é uma ótima combinação, podendo ser variada com morango, kiwi, pera e pêssego. Usando criatividade, a mescla de frutas é imensa, mas o que devemos nos ater é a quantidade ingerida. A primeira opção contém frutas mais calóricas, portanto só a medida de um copo americano poderá ser consumida, equivalendo cerca de 60 a 80kcal.   Incrementá-la com adição de iogurte ou suco de laranja, é uma boa pedida. A quantidade de proteínas e gorduras é maior se o consumo for com iogurte (150kcal), enquanto que com suco de laranja, aumentarão as  vitaminas e minerais (100kcal).

Sem dúvida, o açaí é uma boa opção para uma alimentação saudável, desde que prestemos atenção na quantidade ingerida e nos acréscimos que faremos. Bom apetite!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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