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Aprenda a comer sem culpa nas festas de final de ano

Agora que chegou o fim do ano, começam os preparativos para as festas. São quatro dias de muita comilança, já que surgem as ceias de Natal e Ano Novo e a reprise ocorre nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Como posso preparar a ceia sem engordar e alterar as taxas de glicemia?

Segundo Flora Lys Spolidoro, nutricionista e proprietária da Day by Diet, confeitaria especializada em alimentos diet, “para entrada, aconselho as pessoas preferirem alguns petiscos mais saudáveis, como palitinhos de legumes, patê de salmão para passar em torradinhas, sopinhas que podem ser ingeridas frias e tomar água a todo instante. Pode-se também fazer bebidas sem álcool, misturando água gaseificada com determinado sabor, disponível no mercado, com algumas frutas, como se fossem coquetéis”.

“O mesmo pode ocorrer em festas de empresas, se a escolha for “finger foods” as porções por serem menores, são mais fáceis de saciar, pois o garçom demora para passar ou muitas vezes, os convidados precisam se levantar para se servir, o que facilita a ingestão lenta de comida. O refrigerante diet pode ser uma boa opção para enganar o estômago, pois tende a dilatá-lo e a tendência é consumir menos alimentos. Prefira as opções assadas ao invés de fritas, o que ajuda o controle da glicemia”, aponta Flora.

“Mas o mais importante é não chegar às festas com fome. A grande dica é fazer algum lanche ou comer iogurte ou alguma fruta antes de ir para a ceia para que as pessoas não devorem a comida e façam várias repetições. Se a refeição acontecer em casa de família, a pessoa pode levar algum canapé integral ou algum prato com fibras mais saudável para que a glicemia aumente de forma mais lenta”.

“Além disso, outro segredo importante é utilizar o mesmo prato para acomodar todas as comidas preparadas, pois a pessoa colocará um pouco de tudo, escolhendo alimentos que não são muito calóricos com outros que são mais calóricos. Assim, o prato será mais balanceado e não repercutirá tanto na glicemia. Por exemplo, inserir salada, arroz, farofa, dois pedaços de carne, salpicão, entre outras opções. É importante comer devagar para que se sinta mais saciada e pense duas vezes antes de repetir”.

“Se a pessoa preferir bebidas alcoolicas, lembrar de intercalá-las com água, a fim de que não repercuta tanto na glicemia. Outra dica importante, não exagerar em uvas passas, ameixas e damascos que são mais ricos em frutose. A pessoa pode optar por castanha do pará e nozes, lembrando que tem mais gordura”, acrescenta Flora.

“Com relação às sobremesas, a pessoa com diabetes pode levar um doce diet para a refeição. Se preferir uma versão normal da sobremesa, colocar no prato uma porção ou se tiver dois ou mais doces, optar pela quantidade correspondente a uma porção”,adiciona Flora.

“Após os dias de comilança, voltar a quantidade nornal de ingestão de comida e prefira mais saladas e sopas e continuar a hidratação, a fim de que o organismo possa se desintoxicar”, finaliza Flora.

Day By Diet – www.daybydiet.com.br

Telefones: 3539-7670/3082-4751

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