Home / Como lidar com o Diabetes / Colhemos uma entrevista especial sobre uma pessoa com diabetes infectada com o Zika Vírus!

Colhemos uma entrevista especial sobre uma pessoa com diabetes infectada com o Zika Vírus!

paulaZika Vírus provoca alteração da glicemia. Confira a entrevista de Paula Rodrigues

Zika Vírus já está se tornando uma epidemia no Brasil, e a mídia tem pautado este tema todos os dias no noticiário. O último dado mais atualizado, antes de terminar a edição deste texto, é que o número de casos confirmados de microcefalia atingiram 583, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas, estima-se que 1.000 pessoas já tiveram contato com o vírus no Brasil.

E o Zika está se aproximando de nossas casas e da comunidade de pessoas com diabetes. A mestranda em saúde Paula Rodrigues, de 32 anos, com diabetes há 18 anos, teve o diagnóstico de Zika, no dia 14 de fevereiro, na cidade de Juiz de Fora, onde mora, e ela nos deu uma entrevista especial, em que fala sobre o descontrole da glicemia.

Portal De Bem com a Vida: Você viajou para fora de Juiz de Fora? Quando você acha que foi picada?

Não viajei, estou na minha cidade há algum tempo. Na quinta-feira da semana passada, percebi algumas picadas de mosquito nas pernas, mas não dei muita importância, uma vez que pernilongos são bem comuns por aqui nessa época do ano.

Portal De Bem com a Vida: Quando começou a sentir os sintomas?

Os sintomas começaram no domingo: dores fortes nas pernas e muito cansaço. Em seguida, vieram: febre baixa, dor de cabeça, dores nos olhos, coceira e manchas vermelhas no rosto, tronco e pernas.

Portal De Bem com a Vida: Que tratamento realizou?

Fui a um hospital na segunda pela manhã, para me consultar e fazer exames. Foi receitado paracetamol para baixar a febre e amenizar as dores, além de ser recomendados hidratação e repouso.

Portal De Bem com a Vida: Como ficou sua glicemia?

As glicemias já ficaram bastante rebeldes de início: apesar de comer pouco, ficavam sempre altas. Por isso, precisei mexer nas doses de insulina, com receio de uma cetoacidose.

Portal De Bem com a Vida: Houve alteração da glicemia devido ao zika ou aos remédios?

Foi devido ao processo virótico, uma vez que só foi prescrito paracetamol.

Portal De Bem com a Vida: O endocrinologista ficou sabendo? Ele te receitou algum procedimento diferente?

Há alguns anos, faço meu acompanhamento no Centro Hiperdia, para ter acesso aos insumos de diabetes. Por isso, não consigo marcar consultas de emergência. Não havia endocrinologista de plantão no hospital, então, fiz as alterações necessárias.

Portal De Bem com a Vida: Você fez o exame para o diagnóstico?

Sim, dois exames de sangue.

Portal De Bem com a Vida: A partir de que momento suspeitou do zika?

Em nenhum momento… Pensei que estivesse com dengue. Foi um grande susto, mas a médica me disse que está tudo sob controle e, agora, entrei na fase final: os sintomas vão sumir gradativamente. O controle das glicemias está ficando mais fácil.

Portal De Bem com a Vida: Você pode deixar uma mensagem? Muito tem se falado para que as grávidas se previnam contra o zika e eu tomo a liberdade de estender isso para as pessoas com diabetes. O controle glicêmico se torna bem difícil, portanto, vale a pena não se descuidar dos repelentes, além de evitar criadouros e denunciar, caso encontrem algo errado em suas vizinhanças.

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

juntos

Roche Diabetes Care promove o Programa Juntos & Conectados em Sorocaba

A Roche Diabetes Care criou O Programa de Educação Continuada Juntos & Conectados para levar ...