Home / Como lidar com o Diabetes / Confira os desdobramentos da Campanha do Dia Mundial do Diabetes!

Confira os desdobramentos da Campanha do Dia Mundial do Diabetes!

Balanço do Dia Mundial do Diabetes

Multi-Generation Family Enjoying Walk In Beautiful Countryside

O Dia Mundial do Diabetes iluminou o Brasil inteiro, por meio de luzes, de trabalhos integrados em equipe, em campanhas inumeráveis de detecção do diabetes, em caminhadas, em diagnósticos de várias pessoas, em mais conhecimento e sensibilização do diabetes….além de muitas divulgações na mídia!

O Portal De Bem com a Vida fez um recorte em algumas iniciativas para mostrar que há desdobramentos a partir das iniciativas.

A ADILA – Associação dos Diabéticos da Lagoa promoveu a Audiência Pública: A Mulher, o diabetes e o acesso a direitos e cuidados, no dia 14 de novembro, às 10h, no Auditório Nelson Carneiro, localizado na Praça XV, no Centro. As participantes foram: Sheila Vasconcellos, vice-presidente da ADILA; Dra. Melanie Rodack, representante da Sociedade Brasileira de Diabetes; Dra. Lenita Zajdenverg, representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Dra. Naide Marinho, representante da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro e o deputado Gilberto Palmares. Além da sensibilização da população e do debate, além da cobertura da mídia, o deputado Gilberto Palmares apresentou emendas do orçamento destinadas ao diabetes, o apoio aos dois projetos de lei: as pessoas com diabetes podem ter uma carteira de identidade, que identifique que têm a condição, caso a pessoa optar em ter, e o outro é destinar recursos do fundo de combate à pobreza e à política de atenção ao diabetes.

Em São Paulo, a ADJ Diabetes Brasil realizou a audiência pública no dia 10 de novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O tema desta vez foi: Retinopatia Diabética: a saúde dos seus olhos depende do controle do diabetes! A Instituição também promoveu testes de glicemia! Durante a discussão, foram cogitados escrever dois projetos de lei, entre eles fazer com que o exame de fundo de olhos seja obrigatório a todas as pessoas com diabetes e o outro sobre ter um oftamologista disponível em todas as UBSs para ajudar a população a identificar qualquer sintoma de retinopatia.

Entre suas iniciativas tanto na Assembleia Legislativa, quando na realização de testes da CPTM, como no Parque Villa Lobos, ao todo foram mais de 2.569 testes. Uma outra iniciativa foi participar em um estande no Parque do Ibirapuera em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes no Dia Mundial do Diabetes com um circuito de informações e dinâmica sobre atividade física, direcionados por um profissional de educação física. A ação no estande contou com a  participação de 97 pessoas.

Em Birigui, interior de São Paulo, a Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista, chamada de ADJ de Birigui, fez a 6ª edição da Corrida contra o Diabetes no dia 12 de novembro. A largada foi na frente da sede da ADJ. A corrida foi realizada nos percursos de 5 km e 10 km. Entre 900 a 1000 pessoas participaram da iniciativa.

A Sociedade Brasileira de Diabetes realizou o XXI Congresso, que ocorreu de 16 a 18 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Ao todo foram mais de 22 palestrantes internacionais e mais de 200 palestrantes nacionais, que discutiram avanços no tratamento, diversas complicações e como tratá-las, monitorização glicêmica, diabetes nas escolas, estratégias educacionais e vivências com diabetes.

No próximo ano, o Portal De Bem com a Vida espera que muitas outras iniciativas aconteçam e possam chamar a atenção de todos os públicos interessados na causa, sejam eles, associações de pacientes, autoridades do segmento de saúde, indústria, pacientes, profissionais de saúde, entre outros!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

^F0AEE20E70FB534FD1365013DDD73ECC25FBDF7F8DFBD7AD02^pimgpsh_fullsize_distr

A automonitorização glicêmica torna o paciente com diabetes mais independente e cooperativo com o tratamento! Confira a matéria aqui!

A automonitorização intensiva também melhora o controle glicêmico de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 ...