Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Confira os próximos passos, que serão realizados para melhorar o acesso ao tratamento adequados das pessoas com diabetes no Brasil

Confira os próximos passos, que serão realizados para melhorar o acesso ao tratamento adequados das pessoas com diabetes no Brasil

Lideranças de 33 Associações de Diabetes se reúnem no IV Encontro ADJ Advocacy para melhorar o acesso das pessoas com diabetes ao tratamento

roche

Com objetivo de fortalecer as associações de diabetes para que possam melhorar o acesso ao tratamento adequado das pessoas com a condição, a ADJ Diabetes Brasil promoveu o IV Encontro ADJ Diabetes Brasil. Esta iniciativa aconteceu entre os dias 19 e 21 de abril, no Hotel Meliá, em São Paulo, com patrocínio da Roche Diabetes Care.

O projeto tem como objetivos: articular a rede para realização de iniciativas, que promovam a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil, incentivar a troca de experiências e iniciativas nos municípios e estados, mobilizá-los para realização de campanhas, tornar os participantes polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, orientá-los a chamar a atenção do poder público e promover campanhas de advocacy dentro das associações, que representam, e estimular a divulgação das ações na mídia.

A iniciativa é composta por uma rede de 33 líderes em diabetes, que participa de duas fases: a primeira por um encontro presencial que aconteceu no Hotel Meliá, e a segunda fase por encontros virtuais mensais para que os mesmos continuem a receber o conhecimento e sejam motivados a realizarem iniciativas tanto locais como nacionais, para a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil.

O encontro abordou temas como As Últimas Tecnologias do Diabetes, O projeto KiDS – programa de educação em diabetes nas escolas, Foco no Paciente – palestra sobre personalização do tratamento, os protocolos estaduais de diabetes, Complicações cardíacas e de retinopatia diabética, as diferenças entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, como enfrentar a crise e os desafios da gestão pública, as atualizações sobre os projetos de lei que estão tramitando em Brasília, ferramentas e gestão de presença digital e uma oficina de advocacy.

Segundo Dra. Jellin Chuang, Gerente Médica da Roche Diabetes Care, “descobri por meio deste encontro que a ADJ tem braço no país todo. Por isso, na minha palestra quis deixar a mensagem que a glicemia é importante, pois interfere no diagnóstico, seu controle influencia no tratamento e no acompanhamento médico. Esta iniciativa é essencial não somente para os líderes das associações trocarem ideias e experiências, mas também para que façam diferença na vida das pessoas com diabetes, nas famílias e também ajudem os profissionais de saúde a atenderem os indivíduos com diabetes”.

“O projeto a partir de agora vai finalizar as políticas públicas de inclusão da insulina análoga de ação rápida no SUS, a pressão e monitoração da Anvisa para fazer a avaliação de cada um dos glicosímetros, o trabalho de mídia para que não falte medicamentos e insumos para a população, novas conversas com o Ministério da Saúde sobre a capacitação dos profissionais de saúde com relação ao diabetes, monitoramento dos projetos de lei ligados com diabetes, que estão tramitando em Brasília, inclusão do diabetes novamente no calendário do Ministério da Saúde, acompanhamento do Programa Farmácia Popular e suporte para que as associações melhorem os protocolos locais ao tratamento de diabetes”, explica Vanessa Pirolo, coordenadora de advocacy a ADJ Diabetes Brasil.

Vídeo: https://drive.google.com/open?id=1imeCFedn1FTb0Rw8s8rQUlYfhPKqEAou

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Caixa10--Crianças_1

O que é Diabetes Box?

Diabetes Box, antenado, oferece várias opções de planos de assinatura para quem busca tratamento com ...