Home / Como lidar com o Diabetes / Conheça a relação do Lúpus com o Diabetes

Conheça a relação do Lúpus com o Diabetes

LupusA personagem Paulinha da novela Amor à Vida, interpretada pela atriz Klara Castanho, expôs um drama comum que acomete muitos brasileiros: o lúpus. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, ao todo são 250 mil pacientes com esta condição. A estudante Nathália Noschese, 18 anos, 17 deles com diabetes e 4 deles com lúpus demorou para ser diagnosticada com esta última condição.

“Estava com sintomas como anemia profunda, cansaço, palidez, dores nas articulações. Fui internada várias vezes. Achavam que era gripe suína. Até que um dia parei de respirar e me intubaram”, desabafa Nathália. A endocrinologista Denise Ludovico detalha os sintomas “há uma variação de pessoa a pessoa. Os sintomas iniciais geralmente são: cansaço, perda de peso e febre baixa e artrite. No início, podem ser confundidos com outros problemas, uma vez que existem muitas causas possíveis para esses sintomas inespecíficos. Há pacientes que relatam lesões na pele e mucosa – acometem até 70% dos casos e podem se apresentar de diversas formas, incluindo manchas vermelhas no rosto (eritema malar em asa de borboleta) e mãos, úlceras nas mucosas da boca e do nariz, púrpuras, entre outros. O eritema costuma ser desencadeado ou exacerbado pela exposição solar (foto sensibilidade). Geralmente localizado na face, pescoço, braços e pernas”.

“Pode ocorrer acometimento do sistema nervoso e sintomas psiquiátricos, e sintomas como: enxaqueca, convulsão, distúrbios do comportamento (alucinações, depressão, ansiedade) e mais raramente derrame cerebral (AVC) e coma. Cerca de 1 em cada 3 pessoas podem desenvolver inflamação dos rins, o que pode levar a perda de proteínas e hemácias pela urina. A insuficiência renal é uma complicação rara, alerta a médica.

Nathália conta que até o diagnóstico, ingeriu uma quantidade de cortisona e que engordou muito, mais de 20kg em questão de um meio e meio. “Quando olhei no espelho a primeira vez, chorei muito, me revoltei durante algum tempo e caí em depressão. Assim que veio o diagnóstico, comecei o tratamento e os sintomas pararam. A minha glicemia neste período explodiu devido aos remédios. Cheguei a aplicar 300% a mais de insulina para dar conta da glicemia. Somente em 2011 consegui emagrecer, quando diminuiu a quantidade de remédios”.

Segundo a Dra. Denise, “o lúpus eritematoso é uma doença crônica (permanente), autoimune (desregulação do sistema imunológico, em que o organismo passa a produzir anticorpos que agridem o próprio indivíduo). O diabetes tipo 1 é autoimune também. Uma das medicações muito usadas para tratar o lúpus é o corticoide e ele pode aumentar a chance do aparecimento do diabetes induzindo por medicação. As pessoas diagnosticadas com esta condição devem ser acompanhadas regularmente por um reumatologista, que orientará sobre o tratamento. A exposição dos pacientes aos raios ultravioletas A e B (EVA e UVB) deve ser evitada, pois acentua os sintomas”.

“Meu lúpus é sistêmico, cada vez que aparece ataca um órgão diferente. Na primeira vez foi o pulmão e agora é o rim. Assim tomo os remédios corticoides mais aqueles mais específicos para o órgão. Em 2012, abusei do sol no Carnaval e o lúpus voltou à toda. Preciso sempre passar protetor solar”, acrescenta Nathália.

Com todos estes cuidados, Nathália tem uma vida normal, “só preciso ter mais atenção comigo mesma. Depois desse período que fiquei no hospital e houve adequação da medicação, percebi que amadureci muito e hoje aprendi a dar prioridades a coisas que são essenciais para mim e a ter uma vida normal, mas com muitos cuidados com relação à saúde”.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

hemoglobina glicada_texto

Hemoglobina Glicada x Medição da Cetona

  Saiba a diferença e os sintomas A hemoglobina faz parte das células vermelhas do ...