Home / Como lidar com o Diabetes / Conheça mais a fundo sobre a importância de se realizar o rodízio de aplicação de insulina!

Conheça mais a fundo sobre a importância de se realizar o rodízio de aplicação de insulina!

Conheça a importância de realizar o rodízio para aplicação de insulina e como fazê-lo

Muitas pessoas em determinado momento percebem que ao aplicar a insulina, têm a sensação de que o hormônio não fez o efeito desejado. Elas costumam verificar a validade, se armazenaram a insulina corretamente, se estão aplicando de forma adequada e muitas vezes não se dão conta da importância de se fazer o rodízio de aplicação do hormônio, pois se acostumaram sempre a injetar em determinado local.

Pensando nisso, o Portal De Bem com a Vida entrevistou Priscila Preissler, Coordenadora de Treinamento Técnico da empresa BD.

Portal De Bem com a Vida: Por que é necessário fazer a realização de rodízio?

O rodízio dos locais de aplicação é essencial para o tratamento seguro e eficaz com insulina, pois previne complicações, tais como a lipohipertrofia. Esta pode ser identificada nos locais de aplicação visualmente ou através da palpação, similares a um caroço presente no tecido subcutâneo. Se a insulina for aplicada no local com lipo, será absorvida de forma irregular, o que pode causar um descontrole glicêmico. Um estudo confirmou que as pessoas com lipohipertrofia utilizam 15 unidades de insulina a mais por dia comparadas às pessoas, que não possuem esta complicação.

Portal De Bem com a Vida: Como o rodízio deve ser feito?

Para um rodízio adequado, é necessário considerar o número de aplicações realizadas ao dia, horários e atividades do dia a dia, pois regiões que serão utilizadas em atividade física ou em esforços extras devem ser evitadas. Cada região recomendada para aplicação de insulina pode ser dividida em pequenas áreas, com uma distância de pelo menos 1 cm entre elas. Ao aplicar uma a uma destas áreas, recomenda-se evitá-la durante 14 dias.

Portal De Bem com a Vida: Quais são os locais ideais para aplicar a insulina?

Braços – face posterior, 3 a 4 dedos da axila e acima do cotovelo, nádegas – quadrante superior lateral externo, coxas – face anterior e lateral externa, 4 dedos abaixo da virilha e acima do joelho, e abdomen – laterais direita e esquerda, distante de 3 a 4 dedos da cicatriz umbilical. É importante considerar os dedos da pessoa que receberá a aplicação para realizar as demarcações de locais. Os locais indicados para aplicar a insulina são os que ficam afastados das articulações e proeminências ósseas e tem menor vascularização e inervação.

Portal De Bem com a Vida: Por que é tão importante trocar a ponta da agulha ou mudar a seringa?

A garantia de qualidade, segurança e esterilidade das seringas e das agulhas está atrelada à utilização única. O reúso destes produtos acarreta em complicações, como a lipohipertrofia. Para as seringas, o reúso pode ocasionar a perda da escala de graduação, o que impede o registro da dose. Para canetas, se a agulha permanece acoplada na caneta entre as aplicações, ocorre o desperdício da insulina e a alteração da sua concentração. A ponta da agulha, tanto das seringas quanto das agulhas utilizadas na caneta, após uma aplicação, além de perderem a esterilidade, podem ficar obstruídas, sem lubrificação e geram lesões na pele.

O reúso das seringas e agulhas é muito frequente e possui diferentes causas, como a intenção de economizar, de reduzir resíduos e a comodidade. Mas esta é uma prática que deve ser evitada, pois oferece riscos para o tratamento. Ao interferir no controle glicêmico, o reúso pode aumentar o número de complicações relacionadas ao diabetes, aumentando o custo para os serviços públicos de saúde. Pacientes com lipodistroia necessitam de doses superiores de insulina, o que onera o tratamento. E para o paciente, esta prática torna as aplicações mais dolorosas, com maior risco de gerar lesões e infecção. Os pacientes e os profissionais devem estar cientes dos riscos envolvidos e a educação em diabetes é essencial para mudar esta realidade.

Comentários

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

juntos

Roche Diabetes Care promove o Programa Juntos & Conectados em Sorocaba

A Roche Diabetes Care criou O Programa de Educação Continuada Juntos & Conectados para levar ...