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Conheça mais a fundo sobre a ação dos termogênicos e como utilizá-los para a saúde!

Termogênicos

Cada ser reage de forma diversa aos efeitos da mesma causa, ou seja, há pessoas que praticam muito esporte, comem moderadamente e, mesmo assim, não conseguem “driblar” os quilinhos a mais na balança, outras, se praticarem atividade física com a mesma intensidade, alimentando-se da mesma forma, perderão peso e há ainda indivíduos, que ingerem dieta calórica e não praticam esportes, e mesmo assim, não conseguem engordar.

Quando falamos em emagrecimento, deve ficar implícita a expressão gasto de energia corporal, obtido pela execução de qualquer movimento, seja através de exercícios físicos ou pela produção de calor. Este processo é chamado de termogênese e pode ser influenciado pela temperatura ambiente e pela alimentação. A exposição ao frio, por exemplo, aumenta a produção de calor no organismo e consequentemente aumenta também o gasto de energia; quando estamos deitados na cama repousando, há gasto calórico que pode ser medido pela taxa metabólica basal e quando comemos, ocorre queima calórica durante o processo metabólico dos alimentos.

Existem algumas substâncias presentes nos alimentos que podem agir de duas maneiras: aumentando a resistência das pessoas na prática de esportes e, com isso, irá gerar maior queima calórica, como ocorre com a cafeína, presente no café ou estimulando a produção de noradrenalina, responsável por aumentar o número de batimentos cardíacos, induzindo à elevação do calor corporal interno (termogênese), encontrada na capsaicina presente na pimenta.

Assim, exemplificamos alguns alimentos que apresentam ação termogênica com grande concentração de cafeína como o café, o chá verde, o chá mate e o guaraná em pó. Está comprovado que os termogênicos com cafeína tornam os atletas com mais disposição a enfrentar treinos intensos e prolongados e assim, ficam propensos a queimar mais calorias.

No que concerne à quantidade ingerida de café e chá, é importante não ultrapassar quatro xícaras de 50 ml por dia. O excesso pode causar insônia, problemas gástricos e cardiológicos.

Também encontramos benefícios em determinados termogênicos, que durante o processo de digestão, levam à maior queima calórica, como a pimenta e não há estudos conclusivos da quantidade de ingesta ao dia; nutricionistas são favoráveis ao consumo de uma unidade por dia. Ultrapassando esse limite, poderá causar queimaduras, bolhas na boca e língua, náuseas e vômitos e alterações do trato respiratório.

A canela e o gengibre também promovem a termogênese. A quantidade segura do consumo de canela é de meia colher de chá por dia. Acima dos seis gramas permitidos, pode ocorrer intoxicação, apresentando como sinais: irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras e alergias.

Quanto ao gengibre, estudos sugerem que os benefícios ocorrem com a ingestão de dois a quatro gramas diários e o seu excesso pode provocar hemorragias.

Sabendo da vaidade humana na busca pelo corpo perfeito, a mídia nos bombardeia com anúncios de produtos milagrosos que prometem “queimar” calorias em um curto espaço de tempo. “Este público irá se apoiar no uso desses suplementos que, além de não cumprirem o que prometem, poderão trazer graves riscos à saúde”, alerta o endocrinologista Tércio Rocha. Segundo ele, os produtos termogênicos vendem promessas que não podem cumprir, como por exemplo, a eliminação de gordura localizada. “O termogênico aumenta a capacidade de desprender calorias e eleva a temperatura interna do corpo”, enfatiza o médico.

“A decepção inicia quando durante o uso dos suplementos, o resultado não é obtido. Então, a pessoa aumenta a dose e fica sujeita à taquicardia, aumento de pressão, acidente vascular cerebral, alteração de humor, insônia, ansiedade, falta de ar, alterações no fígado, rins, pulmões e insuficiência cardíaca”, explica Dr. Tércio.

Ainda segundo nosso consultor “Adotando um estilo de vida saudável, aliando à prática de exercícios físicos diários a uma dieta equilibrada, não há necessidade utilizarmos suplementos termogênicos. Devemos sim ingerir alimentos, que promovam a termogênese, ou seja, pela manhã podemos iniciar nosso dia bebendo dois copos de água gelada; além desse benefício, ela irá ajudar no ciclo entero-hepático na eliminação de gordura; outra dica importante é trocar a sobremesa das refeições por uma xícara de café sem açúcar ou no intervalo entre elas ingerir uma xícara de chá mate ou verde e até no banho podemos intercalar a temperatura morna e fria, todos esses procedimentos são seguros e saudáveis e dispensam o consumo de substâncias nocivas à saúde”, conclui o endocrinologista.

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