Home / Consumidores / Depoimentos / Conheça o perfil e a trajetória de Bruna Talita Alves Patrício!

Conheça o perfil e a trajetória de Bruna Talita Alves Patrício!

Um Coração Humanitário

Bruna Talita 3

Bruna Talita Alves Patrício, 27 anos e há 20 com diabetes mellitus tipo 1, graduada em Psicologia e especialização em Psicologia Hospitalar, Educadora e Jovem Líder em Diabetes, é a personalidade em foco escolhida pelo nosso Portal para que os leitores se inspirem na sua capacidade inesgotável de ajuda ao próximo e no seu coração repleto de compassividade.

Atualmente, Bruna nos contou que faz trabalhos voluntários na ADJ no setor de comunicação e no cadastro de associados. Faz parte da equipe de tutores do Treinamento de Jovens Líderes. Também faz parte do “Blue Circle Voices” da Internacional Diabetes Federation.

A jovem psicóloga nos relatou que o seu diagnóstico ocorreu aos oito anos de vida, época em que seus pais estavam se separando e que a segurança que a sua mãe transmitiu frente à notícia, foi fundamental para o seu tratamento, fazendo com que não encarasse o fato como a pior coisa do mundo e sempre teve em mente que existia um tratamento para viver normalmente.

Passou por um período ruim, logo no início, com algumas internações hospitalares até aprender a controlar a glicemia, pois naquela época não existia tanta tecnologia e informação como temos hoje. Houve mudança no estilo de vida familiar, principalmente na alimentação, servindo de apoio e suporte. A figura materna foi essencial na aceitação da doença e os cuidados recebidos pelo pai e irmão foram incentivadores para buscar sempre o melhor. “Quando olho para a minha família, vejo o quanto eles estão orgulhosos pelo que me tornei. O que para muitos seria ruim, se tornou a motivação da minha vida”, declara Bruna.

O diabetes a ensinou a lidar com as dificuldades. Assim como as hiperglicemias e hipoglicemias têm correção, todos os problemas que ocorrerem em sua vida terão solução. Sempre busca a causa para a ocorrência de tal fato, para estudar uma resolução e, dessa forma, segue sua vida, entendendo que ele não a impede de realizar qualquer coisa que realmente queira.

Segundo ela “Não encaro o diabetes como um grande desafio. O importante é lutar pela causa, fazer algo a mais pelas pessoas que têm a doença”.

Algumas internações hospitalares a fizeram ver o quanto é importante o cuidado profissional de saúde. O fato de ser tratada por terceiros influenciou nas suas escolhas profissionais e desde pequena sentiu a necessidade de cuidar do próximo e de trabalhar na área de saúde, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

“Algo que aprendi no treinamento de jovens líderes e que muito me ajuda a entender melhor as pessoas é a empatia. O diabetes me ensinou o que nenhum livro trouxe de informação até hoje”, confessa a psicóloga.

Como toda jovem, Bruna tem muitos sonhos e dentre eles, gostaria de conhecer o mundo. Recentemente foi aos Emirados Árabes para apresentar um trabalho sobre diabetes, projeto no qual tem muito carinho – Os Jovens Líderes. Está feliz por ter conseguido unir suas duas grandes paixões – viajar e trabalhar pela causa!

Quando perguntamos se ela tivesse a opção de mudar a sua vida, se pudesse escolher não ter diabetes, o que faria? Ela respondeu exatamente o que disse a um amigo anos atrás “Não mudaria nada. Ter diabetes me fez conhecer pessoas incríveis, alguns dos meus melhores amigos no Brasil e fora dele e ainda me possibilitou ir um pouco além na minha vida acadêmica. Hoje, conviver com ele é um fator motivacional e, em nada atrapalha”.

Finalizando a matéria, Bruna fez questão de deixar uma mensagem aos leitores “Ter diabetes não é motivo de vergonha, nem mesmo um fator impeditivo para realizar qualquer coisa que se queira fazer e também não é coisa do outro mundo. O importante é a maneira como se encara o problema e o que irá fazer com ele. Levar de forma negativa ou positiva depende de você. A escolha é sua!”.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Caixa10--Crianças_1

O que é Diabetes Box?

Diabetes Box, antenado, oferece várias opções de planos de assinatura para quem busca tratamento com ...