Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Conheça o Projeto Accu-Chek Academy!

Conheça o Projeto Accu-Chek Academy!

Roche Diabetes Care promove capacitação dos médicos no Projeto Accu-Chek Academy

AcademyHigh Res PNG-Accu-Chek-Combo-European-Senior-HCP-Conversation

Quando um paciente com diabetes chega ao consultório de seu endocrinologista e quer saber mais informações sobre a terapêutica da bomba de insulina e o médico não sabe responder as questões ou se sente inseguro em prescrever o tratamento, na maioria das vezes desmotiva o paciente a conhecer a terapêutica e pode, ao mesmo tempo, deixar de oferecer uma opção de tratamento importante, que pode promover um controle de glicemia adequado e evitar uma série de complicações.

Pensando nisso, a Roche Diabetes Care desenvolveu o Projeto Accu-Chek Academy, que corresponde a uma iniciativa educacional, que mostra como o sistema de infusão contínua de insulina, chamado popularmente de bomba de insulina, funciona e como conduzir o tratamento do paciente com esta terapêutica com segurança.

Para isso, envolveu uma equipe de sete endocrinologistas, que incluem Dra. Monica Gabbay, Dr. Marcio Krakauer, Dr. Balduino Tschiedel, Dr. Edson Perrotti, Dra. Ana Claudia Ramalho, Dra. Hermelinda Pedrosa, Dra. Marcia Queiroz e Dra Suzana Chen e estes, por sua vez, formaram grupos de seis a sete médicos para treiná-los a fim de que aprendam a manusear a bomba, tirar todas as dúvidas com relação ao seu funcionamento, apresentar casos clínicos, a fim de que possam prescrever o tratamento com segurança aos seus pacientes.

“Avaliamos que alguns destes médicos tinham potencial para apresentar todos os conceitos para outros médicos e assim demos aulas de coaching para desenvolvessem também a capacidade das apresentações e aprendessem as posturas corretas ao abordar outros endocrinologistas”, relata Dra. Monica Gabbay.

“Este projeto começou no início do ano passado e está sendo incrementado. Esta iniciativa é de extrema importância, pois empodera o médico sobre muitos conceitos, que vão ajudá-lo durante todo o tratamento do diabetes”, relata Dra. Monica.

Entre os conceitos que precisam ser assimilados para que o médico possa dar o suporte adequado para o paciente estão: contagem de carboidratos, a configuração da dose de insulina basal e de bolus correta, calcular o fator de sensibilidade, programação da bomba para eventos como atividade física, episódios de TPM ou de infecção e de estresse, os diferentes tipos de bolus, entre outros.

Como expectativa, a ideia é capacitar 40 endocrinologistas, que não possuem conhecimento sobre a terapêutica, para que possam atingir mais de 400 pacientes.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Silvia e Beatriz 2

“As crianças com diabetes são especiais e mais resilientes, aguentando o “tranco” e nos ensinam todos os dias”! Confira o depoimento de Silvia Espinelli

Aceite o diabetes e dará o primeiro passo para o seu equilíbrio Silvia Espinelli Era ...