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Conheça os benefícios destas bebidas tão típicas!

Chimarrão e chá verde são aliados ao controle da glicemia?

Bebida característica do sul do Brasil, o chimarrão ou mate é feito a partir da erva mate moída, adicionada de água quente com temperatura de 80ºC. Tem sabor amargo, dependendo da qualidade da erva mate.

Ainda há poucos estudos sobre os benefícios do chimarrão, pois muitos deles não foram aplicados em seres humanos. Mesmo assim, o que se sabe é que “esta bebida e o chá verde são compostos por polifenois que têm a função de modular uma enzima, que melhora diretamente a absorção da glicose pelo músculo, aumentando assim a sensibilidade do corpo à insulina e retira o açúcar da corrente sanguínea, abaixando a glicemia”, relata Bruna Pontin, nutricionista e mestre em Ciência da Saúde, em Cardiologia.

Esta mesma função também é observada no chá verde. “Há pesquisas em seres humanos que comprovam esta eficácia da bebida. Tanto este chá como o mate parecem inibir uma outra enzima chamada Alfa glicosidade, que tem como benefício direto um retardo na absorção de carboidratos pela célula. Mas para que esta eficácia seja atingida, é importante que a pessoa utilize as folhas das plantas e não os sachês, para haver garantia que não há outras partes da planta do chá misturadas”.

Mesmo assim Bruna faz um alerta “para que a pessoa ao consumir tenha os benefícios do chá, ainda não há pesquisa que mostre se a pessoa deve ingerir antes ou após as refeições, mas o que sabemos é que deve beber ao menos 1 litro por dia, para ter os efeitos desejados. Há estudos que comprovam que tanto o chimarrão quanto o chá verde também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo assim a morte de pessoas e também contribui para redução do colesterol total. Há outros estudos que mostram que o chá verde também auxilia no emagrecimento”.

Mas além de todos os benefícios, Bruna chama a atenção para um aspecto “nestes chás, há uma quantidade grande de cafeína. Esta substância diminui a absorção de ferro e de cálcio, quando utilizada junto com alimentos ricos destes componentes. Mas isso não quer dizer que a pessoa terá uma perda de ferro ou cálcio considerável se beber o chimarrão e o chá verde acompanhados de fontes destes dois nutrientes. Por isso, nada melhor do que ter uma orientação nutricional, para saber se a pessoa tem uma tendência à perda destes nutrientes quando ingere um dos chás”.

Mesmo com esta dúvida, por todas estas vantagens apresentadas, os chás podem ser adicionados à dieta. “Estas bebidas são alimentos funcionais, ou seja, têm benefícios adicionados, mas não fazem milagres. Para que a pessoa consiga obter a diminuição do colesterol e da glicemia e emagrecimento, é importante que ajuste a alimentação. No futuro, haverá estudos, que mostrarão a quantidade correta e o momento certo de consumi-las para obter todos os benefícios listados”, finaliza a nutricionista.

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