Home / Como lidar com o Diabetes / Dia Mundial do Diabetes está se aproximando…o que vai fazer em seu município?

Dia Mundial do Diabetes está se aproximando…o que vai fazer em seu município?

Como as Associações podem realizar as iniciativas para o Dia Mundial do Diabetes?

Quando está chegando a data do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, muitas pessoas envolvidas com associações têm vontade de realizar as iniciativas, mas várias vezes não realizam grandes ações, devido à falta de conhecimento ou à falta de recursos ou de equipe.

Pensando nisso, neste texto há dicas de como as pessoas podem se organizar para realização das iniciativas.

Para isso, Paula Altendorf Bernordi, que atua no setor de comunicação da ADJ Diabetes Brasil e coordena as ações do Dia Mundial do Diabetes na entidade, comenta os motivos que levam às pessoas a sem envolverem em iniciativas no Dia Mundial do Diabetes, “o que motiva é a oportunidade de realizar a prestação de serviço à população e alertar para os cuidados com a doença. É fundamental a divulgação para a prevenção e a intenção é incentivar as pessoas em risco a mudar o comportamento e o estímulo ao diagnóstico precoce”.

Geralmente na ADJ, as pessoas que se motivam têm o seguinte perfil: são familiares de pessoas com diabetes, donas de casa, jovens, profissionais de saúde, com ou sem diabetes. Geralmente são indivíduos participativos e comprometidos com a causa.

Paula explica que ações podem ser realizadas nesta data. “A ADJ costuma realizar ações em locais públicos como parques, em estações de metrô, em shoppings, na própria sede da entidade. Para organizar qualquer iniciativa, em um primeiro momento é necessário pensar em possíveis locais e se o formato do evento é compatível. Monta-se a logística e pré-orçamentos para que se possa apresentar aos possíveis patrocinadores. Enviamos solicitação aos locais escolhidos e partimos para a logística de realização do evento, após a captação do recurso, que incluem desde a criação de layout, aquisição de mobiliários, insumos e captação de pessoal. Para o Dia Mundial, trabalhamos com um grupo de voluntários, que incluem profissionais de saúde para a realização dos testes de glicemia e orientação, bem como os que nos ajudam no restante da logística”, diz Paula.

Neste ano, a Federação Internacional do Diabetes (IDF) escolheu como tema: Vida Saudável e Diabetes – Agir Hoje para Mudar o Amanhã. Dentre os objetivos estão: incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações, disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações, destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações, aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce, promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2 e ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

Com o intuito de estar alinhada à temática, a ADJ fará ações focadas em alimentação saudável, atividade física e mudança de comportamento. “Nossa expectativa é sempre de atingir o grande público, carente de informação, e que as pessoas conheçam os riscos e sinais de alerta do diabetes. Quando fechamos os resultados de cada campanha e vemos quanto conseguimos passar de informação, sabemos que nosso trabalho está sendo multiplicado”, finaliza Paula.

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

shutterstock_110078714

Diabetes pode começar mais de 20 anos antes do diagnóstico, diz estudo

Os primeiros sinais de diabetes mellitus tipo 2 podem ser identificados mais de 20 anos ...