Home / Como lidar com o Diabetes / Diabetes pode desencadear Anemia de Addison ou Anemia Perniciosa

Diabetes pode desencadear Anemia de Addison ou Anemia Perniciosa

Diabetes pode ser uma das doenças causadoras deste tipo de anemia! Confira matéria aqui!

Caro leitor, você sabia que os sintomas característicos da anemia perniciosa se encontram na cavidade bucal e que, portanto, podem ser diagnosticados pelo cirurgião dentista na cadeira odontológica?

A periodontista Marlene B. dos Santos explica melhor “A anemia perniciosa, também chamada de anemia de Addison, é caracterizada pela redução do número de glóbulos vermelhos do sangue causada pela ausência do fator intrínseco (proteína especial) necessário na absorção da vitamina B12 pelo trato gastrointestinal. Somente quando ocorre má absorção desta substância pelo intestino é que a condição recebe o nome de anemia perniciosa”.

Esta está muitas vezes associada com lesões bucais “a língua é sensível e o paciente relata uma sensação de queimação e exibe atrofia das papilas; devido à inflamação, além de ela apresentar uma coloração vermelha brilhante. Ainda as pessoas com esse tipo de anemia podem apresentar palidez da mucosa, estando mais propensas à doença periodontal e sangramentos gengivais persistentes”, relata a periodontista.

A ausência de vitamina B12 pode causar ainda outros sintomas como: diarreia, constipação, fadiga, perda de apetite, palidez, déficit de atenção e concentração e dificuldade para respirar.

Os especialistas alertam que permanecer por longos períodos de tempo com níveis séricos baixos de vitamina B12 pode causar danos ao sistema nervoso e desencadear outros sinais e sintomas tais como: confusão mental, depressão, perda de equilíbrio, dormência e formigamento nas mãos e pés.

A deficiência de vitamina B12 pode ser motivada por inúmeros fatores distintos como: defeito na absorção pelo trato gastrointestinal, causado por gastrite atópica e enfraquecimento do revestimento interno do estômago, fatores hereditários e histórico familiar para anemia perniciosa, doença celíaca, homocistinúria (doença genética que afeta os olhos, a coagulação sanguínea e ossos), cirurgia bariátrica, tratamento da tuberculose com base no ácido para-amino salicílico e má nutrição na infância.

Além disso, a Dra. Marlene enfatiza a importância de as mulheres grávidas alimentarem-se corretamente durante o período de gestação, caso contrário “podem ter filhos com anemia perniciosa congênita. Os bebês podem não produzir o fator intrínseco ou não serem capazes de absorver a vitamina B12 corretamente”.

Além de evidências sugerirem que a ausência do fator intrínseco possa estar relacionada a uma doença autoimune, outras doenças também podem aumentar o risco de uma pessoa vir a desenvolver esse tipo de anemia como: diabetes, doença de Addison, distúrbios da tireoide como o hiperparatireoidismo, doença de Graves, hipopituitarismo, miastenia grave, amenorreia, disfunção nos testículos e vitiligo.

O diagnóstico para a anemia perniciosa é feito pela endoscopia digestiva, além do teste de Schilling, usado como um diferencial do diagnóstico da anemia megaloblástica e hemograma.

O corpo humano necessita de vitamina B12 para conseguir produzir os glóbulos vermelhos do sangue. Portanto, o tratamento consiste em aumentar os níveis da vitamina através de vacinas com a substância uma vez ao mês. Há pessoas que apresentam níveis mais baixos, necessitando doses extras e ainda outras podem tomar suplementos por via oral, dispensando o uso de vacinas. Portanto, o tratamento deverá ser individualizado, levando-se em consideração as necessidades de cada indivíduo.

Finalizando a matéria é importante lembrar que mais importante que tratar é prevenir. Para conseguir as doses diárias da vitamina B12 devemos nos alimentar com carne vermelha, aves, mariscos, ovos e produtos lácteos. Para vegetarianos, veganos e intolerantes à lactose, existe à disposição suplementos de vitamina B12 também.

Dentre as suas prioridades, preserve o que há de mais importante em sua vida – SAÚDE!

Comentários

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

juntos

Roche Diabetes Care promove o Programa Juntos & Conectados em Sorocaba

A Roche Diabetes Care criou O Programa de Educação Continuada Juntos & Conectados para levar ...