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Dicas de como retomar o condicionamento físico nas atividades físicas!

Benefícios da atividade física regular e dicas de como retomar quando precisar parar

Uma pessoa que faz atividade física regular é chamada de ativa quando gasta no mínimo 2.200 calorias por semana, ou seja, realiza 30 minutos por dia ao longo de uma semana.

Quando estas atividades são executadas de forma contínua e programada resultam no ganho de condicionamento físico, incremento da capacidade cardiorrespiratória dentre outros benefícios que já foram citados em outras matérias deste portal.

Mas imagine se por uma situação inesperada uma pessoa precise interromper totalmente a atividade física, o que acontece com o organismo?

Segundo o fisiologista do exercício William Komatsu do ambulatório de Endocrinologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) “estes indivíduos, em relação às pessoas que nunca realizaram qualquer atividade, alcançarão um condicionamento mais rápido. Porém, a parada súbita pode, de acordo com o tempo em que ficarem ociosas e com a susceptibilidade de cada um, acarretar diversos problemas para a saúde tais como: aumento de peso e da pressão arterial e com isso desenvolver outras patologias como síndrome metabólica, resistência à insulina, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, esse “destreinamento” pode levar à depressão e perda de autoestima”.

No caso de pessoas com diabetes com controle metabólico ideal e situação de controle total dos níveis glicêmicos, elas tendem a perder condicionamento na mesma proporção que os outros indivíduos, lembrando que os exercícios ajudam no controle do tratamento. Se houver redução drástica nos exercícios, deve-se fazer  mais automonitorização para não ter descontrole glicêmico.

Por isso, quanto mais rápido a pessoa puder voltar à atividade, menos riscos terá para sua saúde e menos perda de condicionamento acarretará. Falando nisso, o condicionamento físico relacionado à saúde refere-se à capacidade do coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos têm de resistir às tarefas diárias e ocasionais, assim como os desafios físicos inesperados, com um mínimo de cansaço e desconforto.

Ainda Komatsu nos alerta que “para ficar bem condicionado, não há necessidade de atividade física muito desgastante e prolongada; é preciso apenas que haja regularidade nos exercícios, feitos de forma progressiva, complementando modalidades aeróbias com as de flexibilidade (alongamentos) e de força muscular”.

Para aqueles que estão parados por algum tempo e estão pensando em voltar, nada melhor do que retomar aos poucos. Primeiramente deve estar com a condição clínica sob controle e com os exames em dia. Sempre portar o monitor de glicemia e uma porção de carboidrato de rápida absorção, em caso de hipoglicemia.

Todas as atividades podem ser praticadas diariamente sem exageros, pois do contrário as pessoas podem ter lesões por repetição. E aos poucos o condicionamento físico será retomado e os benefícios serão restabelecidos.

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