Home / Como lidar com o Diabetes / Dicas de Leitura para você

Dicas de Leitura para você

shutterstock_700111747

Muitos são os pedidos dos frequentadores das associações de diabetes, bem como dos leitores do nosso Portal sobre dicas de leitura de bom conteúdo, trazendo informação de qualidade às pessoas com a condição e seus familiares.

Existe um arsenal de livros informativos, porém são impregnados de uma linguagem acadêmica e, na realidade, estariam voltados aos profissionais da área de saúde e não ao público leigo que, encontraria dificuldade na compreensão do tema. Porém, dois lançamentos mais recentes chamaram a minha atenção; seguem narrativas e vertentes diferentes; um deles foi escrito pelo médico endocrinologista Raimundo Sotero, que teve o cuidado de trazer informação correta, empregando uma linguagem simples de compreensão ao público alvo – pessoas com diabetes que estão em busca de informações para que haja adesão ao tratamento.

O livro Conhecendo o diabetes ainda conta como coautoras a enfermeira Helia Carla Agapito, a nutricionista Maria Portela e a professora Mônica Valle. É estruturado em seções Conheça o Diabetes, Dicas de Bem-Estar e Publicações. Na primeira delas, ele ensina o que é diabetes, quais os tipos encontrados e os tratamentos realizados.

Quanto à seção Dicas de Bem-Estar estão incluídos os itens alimentação saudável, os perigos do consumo de bebidas alcoólicas, planejamento e tudo o que precisamos saber para viajar com segurança.

Já, na seção Publicações, estão incluídos: Um livro para crianças com diabéticas – Guia simples para crianças diabéticas, Só Sotero – Crônicas e poesias e Retalhos de Um Cobertor Pequeno – coletânea de poemas, crônicas e frases de diversos autores, organizada por Sotero.

Para mais informações sobre o livro, acesse www.sotero.med.br 

Quanto à segunda publicação, a narrativa difere muito da primeira, é lúdica e poética, escrita por Juliana Lessa, carioca, engenheira de formação, escritora por paixão, diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1 em 2009, criadora e autora do Blog Insulina Portátil, que atua como editora e jornalista da Revista EmDiabetes, é conselheira executiva da ADIFAT – Associação dos Diabéticos e Familiares de Tanguá e, atualmente, cursa MBA em Gestão de Saúde na FGV. A Rima da Insulina, lançado em outubro, é o seu livro de estreia e o objeto da nossa apreciação.

Segundo a autora “A Rima da Insulina nasceu do pedido de uma “mãe pâncreas” para ajudar sua pequena docinha”.

Quando a Helena soube do diagnóstico de sua filha Sofia, na época com um ano e dez meses, ficou muito assustada, pela falta de informação sobre a condição.

“Diabetes é assim…chega sem avisar, assusta e entra sem pedir licença. Até que, com conhecimento, educação e muita paciência, a gente entende que não é uma sentença e que podemos viver bem com ele”.

Um dia, veio um pedido de socorro para que eu a ajudasse a explicar para a Sofia porque ela precisava tomar injeções todos os dias? Como dizer isso para uma pequenina de maneira que ela entenda?

E assim, a mãe me pediu: “Ju, escreve um texto, me ajuda a explicar isso para a Sofia!”

“Eu não esqueci aquele pedido e neste ano tudo aconteceu. A história da Nina e do Pedro. A história do açúcar que não chega no ponto final. A história da Nina que rima com insulina e do Pedro que rima com furo no dedo. A história de cada docinho que tem uma força que vai além do tamanho deles. Que brincam, comem feijão, andam de patinete e que têm diabetes”, escreve a autora.

A-Rima-da-Insulina

A Rima da Insulina é um livro de narrativa leve, lúdica, impregnada de encantos, emoções e muita doçura. Vale a pena conferir!

Quem se interessou pelo livro, pode adquiri-lo no site www.quaseoito.com.br/loja ou pelo email contato@quaseoito.com.br.

Se você já leu um desses livros ou gostaria de nos indicar algum, comente aqui nos comentários!

 

Veja mais:

Precisamos lidar todos os dias com nossos êxitos e nossas falhas e sempre tentar melhorar

Comentários

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

onu_miolo

O que as metas da ONU têm a ver com você?

No final de setembro, ocorreu a Reunião de Alto Nível sobre Prevenção e Controle de ...