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Diferença entre suco, néctar e refresco

Suco, Néctar e Refresco – Conheça as Diferenças

Diferença entre suco, néctar e refrescoVivemos em função do tempo. A correria da vida urbana impõe que adquiramos hábitos nada saudáveis – ingerimos alimentos processados e engolimos rapidamente de forma automática sem saboreá-los. Muitas informações chegam aos consumidores que embutidos, enlatados, refrigerantes devem ser substituídos por alimentos e sucos naturais.

A palavra “suco” é usada popularmente para se referir a todas as bebidas feitas a partir da fruta, mas o que poucas pessoas sabem é que existem diferentes tipos de produtos dentro dessa categoria.

A nutricionista Maristela Bassi Strufaldi explica as principais diferenças “A bebida, para ser classificada comosucointegral, deve ser composta por 100% da fruta e não pode de forma alguma, conter corantes ou aromatizantes artificiais. Porém, em casos em que a consistência da fruta é mais encorpada, é aceitável uma diluição com água para facilitar a ingestão. A legislação só estabelece a quantidade de açúcar permitida para os sucos adoçados, que deve ser no máximo 10% do total de peso; os demais produtos como néctar e refresco podem adicionar quaisquer quantidades de açúcar”.

“Já onéctar, é uma bebida que pode conter açúcar ou adoçante, corantes, conservantes e outros aditivos conforme a escolha do fabricante. Possuem de 20% a 30% de polpa de fruta”, acrescenta a nutricionista.

“Osrefrescossão preparações a partir da diluição em água potável do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem. Também podem conter açúcar refinado ou adoçantes, conservantes, aromatizantes, corantes, contando com apenas 10% da fruta”, destaca Maristela.

Dentre as três versões, a mais saudável é o suco por não conter aditivos e apresentar menor teor de sódio. Contudo, sucos com alta concentração de frutas (laranja e uva, por exemplo), devem ser consumidos com moderação principalmente por pessoas com diabetes, devido à alta taxa de frutose (açúcar natural existente na fruta), ocasionando aumento na glicemia. Sendo assim, Maristela sugere que “sempre será melhor consumir a frutain natura, por fornecer fibras e proporcionar absorção mais gradativa da frutose, e sempre que possível, ingerir sucos menos concentrados e sem adição de açúcar refinado, como os de limão, maracujá, abacaxi, caju, melão, entre outros”.

Versões com alta taxa de sódio mais frequentes nos néctares e refrescos causam retenção hídrica, trazendo como consequência aumento da pressão arterial. Ingerir suco implica eliminar uma etapa “pesada” do aparelho digestivo, que consiste em extrair o líquido das fibras, oferecendo ao organismo os nutrientes de que ele mais necessita.

Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, não há necessidade exagerar na quantidade de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários é suficiente para a desintoxicação do organismo.

Os sucos naturais representam importantes fontes de vitaminas, sais minerais e fibras alimentares. Sabendo disso, especialistas ressaltam a importância de fornecê-los às crianças desde antes do primeiro ano de vida, para que elas se acostumem com os sabores das frutas, passando a preferi-los em lugar dos refrigerantes.

O Ministério da Agricultura Brasileiro obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco. Os sucos têm a indicação de 100% fruta ou “integrais”, enquanto que para as bebidas com menor porcentagem de fruta são denominados como néctar e refresco, seguido pelo sabor da fruta, por exemplo, “Néctar de uva”.

Outro ponto importante dos rótulos é a lista de ingredientes; eles aparecem em ordem decrescente, ou seja, os primeiros são aqueles presentes em maior quantidade no produto. Por isso, fique atento aos produtos em que o açúcar aparece entre os primeiros ingredientes. Dê prioridade para aqueles em que a fruta aparece logo no início da lista.

Depois de todas essas informações, jamais esqueça que o melhor líquido para “matar” a sua sede e hidratá-lo da forma mais saudável é a água.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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