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Emagrecer com saúde

Emagreça da forma correta e saudável

Emagrecer com saúdeAs dietas recomendadas pelas revistas femininas são inúmeras, da sopa, da lua, da proteína, dos pontos…! E a procura por elas aumenta antes de chegar o fim do ano! Muitas delas inclusive são feitas sem ter uma prescrição de um nutricionista e um acompanhamento de um endocrinologista, o que pode levar um risco à saúde e também não gerar um resultado satisfatório!

A nutricionista Juliana Baptista comenta “a maioria dessas dietas desequilibra o organismo. Diminuem o peso no primeiro momento se a pessoa leva a sério, mas assim que abandona a dieta, o paciente volta a engordar tudo de novo e muitas vezes ganha mais quilos comparado ao período anterior ao início da dieta”.

Por isso ter um acompanhamento médico e de uma nutricionista é essencial. “Em geral a dieta melhor é aquela em que há redução do consumo de todos os alimentos. È recomendável nesse período comer mais fibras para aumentar a saciedade, encontradas em frutas, saladas, aveia, castanhas e outros alimentos integrais. Mas é importante também realizar atividade física para aumentar a queima calórica e ajudar na redução do peso”.

“Outras dicas importantes são comer a cada três horas, e se possível inserir alguma fibra nessas refeições para dar a sensação de saciedade. É importante que as refeições sejam compostas de 50% a 60% de carboidrato. Além disso, evitar frituras, alimentos industrializados, tirar as peles das carnes antes de consumir, aumentar oa ingestão de alimentos assados e cozidos e diminuir o preparo de comida com óleo. Essas dicas já ajudam na redução do peso”, recomenda Juliana.

“Consumir iogurtes no lugar das sobremesas, evitar a ingestão de bacons, linguiça no feijão, usar mais azeites no lugar de óleos e utilizar nos preparos ervas como manjericão, alecrim e hortelã que darão mais sabor aos alimentos e assim mais prazer nas refeições”, acrescenta Juliana.

“Ao realizar atividade física, lembrar que é necessário ingerir carboidratos antes da prática e consumir carboidratos e proteínas após o exercício físico para ajudar a formação de massa muscular”, sugere Juliana.

Para pessoas com diabetes, ter um acompanhamento médico é essencial. “Quando se reduz a quantidade de carboidratos e as pessoas utilizam insulina fixa nas refeições, elas precisam reduzir a quantidade de hormônio para não ter crises sucessivas de hipoglicemia”, alerta Juliana.

Por isso, a dieta ideal é aquela que tem prescrição e acompanhamento médico. Para pessoa com diabetes, as recomendações são as mesmas como qualquer indivíduo. Sintetizando, fazer três refeições com intervalos para pequenos lanches e substituir alimentos mais calóricos por outros mais saudáveis e diminuir a quantidade de gorduras e açúcares. Essas são as sugestões corretas para um resultado satisfatório e saudável!

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