Embutidos

Embutidos – Evite-os!

EmbutidosEntende-se por embutidos, os produtos elaborados com carne picada e condimentada sob a forma geralmente simétrica. A mais usada é a suína, cujo embutido em sua origem, era confeccionado com as tripas do próprio animal. Segundo a nutricionista Deise Santiago, “são alimentos ricos em gordura, sal, açúcares, nitratos e nitritos, especiarias e conservantes. Presunto, mortadela, salame, salsichas, linguiças e carne seca são alguns de seus exemplos clássicos. Atualmente, também encontramos produtos provenientes de aves, como frango e peru”.

Muitos são os motivos para evitá-los. Deise assim enfatiza”nitritosenitratossão as substâncias usadas para a conservação dos embutidos e de alguns enlatados. No estômago, se transformam em nitrosaminas, composição cientificamente cancerígena se consumida de forma contínua e abundante. Para tornar esses alimentos mais duráveis e saborosos, é necessário o uso de inúmeros aditivos químicos, tais como:aromatizantes,corantes,antioxidantes,estabilizantes,conservanteseacidulantes.Estes são responsáveis por sabor, cheiro e aspecto natural dos alimentos industrializados. Muitos podem causar alergias e intolerâncias, além de serem nocivos em quantidades pequenas”.

De acordo com a nutricionista, “para quem tem diabetes, o risco de desenvolver hipertensão é alto, e o excesso do consumo de sódio eleva a pressão e aumenta as chances ainda mais de desenvolver a hipertensão”. Quanto aos corantes, podem causar danos ao aparelho digestivo e graves quadros alérgicos.

Vale lembrar que todos estes produtos são fontes de gordura, principalmente saturada, responsável pelo aumento de colesterol no organismo; eles têm o dobro de gordura das carnes in natura. Aqueles provenientes de aves, apesar do menor teor de gordura saturada, possuem em suas composições grandes quantidades de sal, elevando o risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial.

Por mais que sejam práticos para os lanchinhos rotineiros, se consumi-los, que a frequência não ultrapasse uma vez por semana.

Trocas saudáveis podem ser feitas. Chester, peito de peru e mortadela podem ser substituídos por frango desfiado, ovos mexidos e pastas de leguminosas (grão de bico, ervilhas), liquidificadas com azeite de oliva e ervas finas.

Para prevenir doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e outros problemas de saúde, alimente-se de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, ricos em vitaminas, minerais e fibras. Faça destes alimentos sua principal fonte de alimentação. Para que a saúde não fique comprometida, fique longe dos produtos industrializados, ricos em gordura saturada, sal e açúcar.

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