Home / Nutrição / Alimentação Saudável / Escolha o melhor produto para seu café da manhã: manteiga, margarina ou requeijão

Escolha o melhor produto para seu café da manhã: manteiga, margarina ou requeijão

Quem já não viu uma propaganda de família feliz reunida, usando margarina na televisão? Em nove entre dez cafés da manhã brasileiros, a manteiga ou a margarina faz parte do cardápio. Apesar de boa parte da composição ser constituída por gordura, tanto a margarina, a manteiga e o requeijão são alimentos diferentes.

Para falar sobre a diferença de composições e nutrientes e saber qual deles é mais saudável, o portal De Bem com a Vida convidou Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, nutricionista do Grupo de Educação em Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para conceder uma entrevista.

De Bem com a Vida:  Quais são as composições nutricionais da margarina, manteiga e requeijão?

Manteiga: produto originado pelo batimento da nata do leite, ou seja, a parte do leite que contém a gordura. É constituído basicamente de creme de leite e sal. Possui ácidos graxos saturados que, quando consumidos em excesso, podem causar aumento da taxa de colesterol, além do mais é altamente calórica.

Margarina: produzido a partir de óleo vegetal. Pode estar presente ou não no leite e derivados. É composto por vitaminas (A – obrigatoriamente e E opcional), minerais, ovo, amido, açúcares e proteínas. Seu teor de gordura, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pode variar de 82% a 85%.Há também a presença de gordura láctea, entre 3% e 95% de sua constituição. Por isso, prefira as mais cremosas e que incluem óleos poliinsaturados, como milho, soja e canola.

Requeijão: produzido a partir do leite, tem origem animal. É excelente fonte de cálcio, mas deve ser consumido com cautela pelas pessoas que apresentam altos níveis de colesterol ou problemas cardíacos, pois seu teor de gordura saturada é de aproximadamente 60%.

De Bem com a Vida:  Qual a importância de ter estes nutrientes no corpo de uma pessoa?

Manteiga e margarina fornecem principalmente gorduras que no nosso corpo atuam como combustível energético para nossas células, porque possui nove calorias em cada grama. Exercem função protetora contra choque mecânico, como isolante térmico, por estarem distribuídas sob a pele, aumentando a resistência do corpo, quando exposto ao frio. As gorduras ainda desempenham uma função de transportadoras de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Para essa função específica, são necessárias, no mínimo, 20 gramas de gordura por dia. Se não houver esta ingestão mínima diária, poderá ocorrer hipovitaminose (baixos níveis de vitaminas), que pode trazer uma série consequências para o corpo.

O requeijão fornece também gorduras, porém possui proteínas e cálcio na sua composição. As proteínas no nosso corpo desempenham função estrutural (formação de músculos e tecidos) e o cálcio é um importante mineral envolvido no metabolismo ósseo.

De Bem com a Vida:  Qual deles é mais saudável? Por quê?

 

Vamos analisar a composição nutricional de 10 gramas de cada produto:

Compostos Calorias Gorduras (g) Gorduras Saturadas (g)
Manteiga 74 8,3 4,8
Margarina 59 6,5 2,1
Requeijão 26 2,3 1,4

 

Assim, a margarina e o requeijão acabam sendo as melhores opções, pois a primeira apresenta teor reduzido de gorduras saturadas e o requeijão tem na sua composição o cálcio.

De Bem com a Vida:  Qual é a diferença da versão light dos produtos citados?

As opções light possuem em média redução de 25% a 30% do total de calorias em relação à versão original, além de menos gorduras saturadas. Portanto, para uma mesma quantidade utilizada, a ingestão de calorias e gorduras será menor.

De Bem com a Vida:  Qual deles é mais recomendado para a pessoa com diabetes?

As melhores opções são a margarina light ou o requeijão light. Opte pelas opções com menos sódio e sem adição de sal na composição.

Cuidado somente com alguns tipos de requeijão, que apresentam acréscimo de amido. Este fator aumenta o valor calórico e a quantidade de carboidratos da composição. Fique atento e leia os rótulos.

De Bem com a Vida:  Qual a quantidade máxima indicada de cada um deles por dia?

Manteiga – 1 colher de sopa rasa. Cuidado com o excesso de calorias, colesterol e gordura saturada.

Margarina – 1 colher de sopa rasa por dia. É uma opção mais saudável por apresentar uma quantidade menor de gordura saturada e não possui colesterol na sua formulação. É um produto à base de óleos vegetais.

Requeijão – 1 colher de sopa por dia. Aumenta a ingestão de proteínas e cálcio no dia.

De Bem com a Vida:  Comente sobre malefícios de quem come mais da quantidade recomendada.

O consumo inadequado desses alimentos está diretamente relacionado ao aumento da ingestão de gorduras saturadas. Este tipo de gordura é sólido quando se encontra à temperatura ambiente e possui tendência para se depositar nos tecidos do corpo, em particular por baixo da pele (causando obesidade) e nas artérias, o que provoca arteriosclerose. Não existem sintomas da falta desses componentes associados à gordura saturada, porque este tipo de gordura não é necessário para o organismo e, portanto, a sua ingestão deve ser controlada.

Comentários

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

beenfícios da roma_texto

Você conhece os benefícios da romã?

A romã, cujo nome científico é Punica granatum, originária do Oriente Médio, embora muito conhecida ...