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Espinafre é um grande aliado à saúde!

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Turbine sua força consumindo mais espinafre

Noely Dantas Rocha, nutricionista

Você se lembra do marinheiro Popeye, aquele personagem de desenho animado que adquiria força física descomunal após ingerir espinafre? Pois é, foi dessa forma que o alimento ficou conhecido entre as crianças para ficar forte e crescer. E nossas avós não deixaram de falar a verdade, pois o vegetal é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, C e K, além de contar com os minerais potássio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, magnésio, cloro, silício e ferro. É considerado um alimento funcional, isto é, significa que oferece benefícios à saúde, prevenindo doenças como o câncer de próstata, de estômago, de mama e envelhecimento precoce, por ser um potente antioxidante, além de possuir funções nutricionais básicas, unindo o útil ao agradável – mantendo a saúde com baixas calorias.

Estudos acadêmicos comprovam que o consumo do vegetal oferece vantagens na hipertrofia muscular e, portanto, aumento de força. Uma pesquisa descobriu que ao comer espinafre ou outros vegetais que contém níveis mais elevados de nitratos inorgânicos, a mitocôndria (organela responsável pela respiração celular) funciona melhor, resultando em uma menor demanda de oxigênio durante o trabalho cardiovascular.

E as qualidades não param por aí, por ser rico em fibras, é indicado para a população em geral, porém as pessoas com diabetes se beneficiam ainda mais devido à melhora no controle glicêmico; isso acontece devido ao retardo do esvaziamento gástrico da digestão e absorção de carboidratos, com benefícios imediatos no metabolismo pós-prandial de glicose.

Estudos demonstram que o consumo diário e prolongado de dietas ricas em fibras alimentares melhora significativamente o controle glicêmico e reduz o requerimento diário de insulina exógena. Para aproveitar todas as suas propriedades, o espinafre precisa ser consumido cinco vezes por semana, inserindo-o no almoço ou jantar com receitas diferentes para tornar o seu consumo mais versátil na culinária. Uma dica importante é que, para a preservação de seus nutrientes, o tempo de cozimento tem de ser o mais reduzido possível.

Por ser rico em vitamina C colabora no aumento da imunidade e reduz o desenvolvimento da catarata. Os benefícios associados aos olhos são imensos, possui vitamina A responsável por manter as células e tecidos oculares saudáveis, além de conter carotenoides como a luteína e zeaxantina, nutrientes antioxidantes, que reduzem o risco e retardam a progressão das doenças crônicas dos olhos.

Sabemos que a retinopatia diabética é uma patologia na retina causada pelo diabetes mellitus mal controlado. A alimentação saudável é um dos fatores mais importantes para o controle da glicemia e consequentemente da prevenção de complicações oculares.

Gostaria de ressaltar como pessoa com diabetes e profissional da nutrição, que não existe um alimento isolado para a manutenção da saúde, controle da glicemia e prevenção de doenças. Uma dieta saudável tem como particularidade a diversidade de alimentos e nutrientes.

Aproveite que conheceu mais sobre os benefícios do espinafre e passe a inseri-lo na sua alimentação. Sua saúde ficará grata!

 

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