Home / Como lidar com o Diabetes / Como a pessoa pode ser motivada a ter um bom controle da glicemia?

Como a pessoa pode ser motivada a ter um bom controle da glicemia?

Estratégias para que a pessoa com a condição consiga ter o seu autocuidado.

Todos os dias, se estivermos abertos, poderemos enxergar o mundo de ângulos diferentes. Mudamos ano a ano nossas necessidades, expectativas, construímos rotas, assumimos posicionamentos ativos, experimentamos novas situações, compartilhamos informações, interagimos com as pessoas. Tudo é um processo de aprendizado. E a educação é uma das vias para convivermos melhor com as dificuldades.

Quando a pessoa é diagnosticada com diabetes, após o impacto inicial, a procura por informação é o melhor caminho para o autoconhecimento, seja esse estimulado por médicos e outros profissionais de saúde, associações especializadas e pessoas que também apresentam a condição. Para o controle glicêmico, essa interação é importantíssima para a tomada de atitudes frente à doença, melhor convivência e qualidade de vida.

Dra. Vanessa Montanari, endocrinologista e mãe do Lucas de 9 anos, com diabetes há 3, concedeu uma entrevista para o Portal De Bem com a Vida sobre estratégias para que a pessoa com a condição consiga entender o que é diabetes e como incentivar o seu autocuidado.

Portal De Bem com a Vida: Como podemos motivar o paciente a aderir ao tratamento?

Primeiro, deve existir uma boa relação médico paciente, baseado em plena confiança. O médico tem a capacidade técnica de explicar os benefícios da aderência de uma medicação. Explicar benefícios, com baixos riscos, além de um bom custo.

Portal De Bem com a Vida: Há diferença de estratégias de motivação de acordo com a idade? 

Sim, pois para crianças, os riscos são muito mais valorizados que os benefícios. Mães, que leram bulas, possuem pouca adesão à medicação de seus filhos. Já os adultos confiam mais e não possuem hábitos de ler bulas, vale mais a confiança no médico. Portanto, para maior adesão do grupo pediátrico, os riscos devem ser muito bem explicados e afastados pelo médico.

Portal De Bem com a Vida: Há diferença de motivação dependendo do tipo de diabetes?

Sim, a pessoa com diabetes tipo 1 tem certeza de que não vive sem insulina e isso já basta para sua adesão. Já a pessoa com diabetes tipo 2 não tem muita preocupação inicial com o tratamento, tem de ser muito bem educado em complicações para compreensão da importância do tratamento. Ou apresentar algumas delas, para dar valor ao tratamento.

Portal De Bem com a Vida: Como uma associação pode ajudar nisso?

Acredito que com a Educação em Diabetes, mostrar os riscos reais das complicações, as causas, a dificuldade de cada uma delas. Acho também que as associações devem complementar consultas médicas, com palestras e auxílio individual.

Portal De Bem com a Vida: Você acredita que iniciativas como acampamento ajudam? De que forma?

O acampamento é muito importante, pois o paciente não se sente sozinho no problema. Muitas crianças com diabetes juntas, usando medicação, fazendo a mesma coisa para um bom controle trazem inúmeros resultados. Essa vivência é muito importante para a adesão do tratamento.

Portal De Bem com a Vida: A rede social também é uma forma de ajudar no tratamento? De que forma?

Sim, muito. Existem vários blogs de mães de crianças com diabetes tipo 1 ou pessoas com a condição que informam, trocam experiências, e orientam quem está iniciando a doença. Isso ajuda muito na adesão e continuidade do tratamento.

Portal De Bem com a Vida: Como as pessoas devem filtrar as informações na internet para ajudar no tratamento?

Procurar sociedades de especialidades médicas, revistas científicas, evitando promessas milagrosas, que não são de senso comum.

Portal De Bem com a Vida: Deixe uma mensagem.

Devemos ter gratidão por cada medicação em nossas vidas, pois é uma grande oportunidade de boa qualidade de vida.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

capa

O perigo do overtraining para a sua saúde

Chamamos de overtraining o acúmulo de estresse devido ao elevado volume e intensidade de treinamento, ...