Grãos

Conheça os benefícios da chia, do amaranto e da linhaça

GrãosNas revistas de saúde e de dietas, estão na moda alguns grãos que trazem inúmeros benefícios para o bem estar das pessoas. Alguns deles são chia, amaranto e linhaça. Para falar sobre isso, o Portal De Bem com a Vida entrevistou a nutricionista Tarcila Ferraz de Campos.

“A chia tem uma semente rica em ômega 3 e fibras. Entre suas propriedades, absorve a água e, por isso, possui grande propriedade emulsificante. É também considerada um alimento antioxidante por possuir flavonóides em sua composição. Possui benefícios que auxiliam na saciedade, controle glicêmico e colesterol pelo seu alto teor de fibras que lentificam a absorção das gorduras e dos carboidratos, além de favorecer o funcionamento intestinal. É uma semente de fácil digestão”, esclarece Tarcila.

Já o amaranto “é um grão rico em carboidratos e é fonte de aminoácidos essenciais para o nosso organismo sendo considerado uma ótima fonte de proteínas, além de possuir fibras. Por não conter glúten, pode ser consumido por pessoas que possuem doença celíaca. Também apresenta propriedades em auxiliar na redução da pressão arterial, e as fibras presentes nesse grão ajudam no controle da glicemia e do colesterol”, pontua a nutricionista.

Por sua vez, a linhaça é “rica em ácidos graxos importantíssimos para a nossa saúde como o ômega 3, 6 e 9. Além disso, possui fibras solúveis e insolúveis, que trazem inúmeros benefícios para o organismo. Estudos comprovam que a linhaça traz benefícios no controle glicêmico, auxilia o processo de perda de peso por atuar na saciedade devido à presença das fibras solúveis presentes em sua composição”, relata Tarcila.

As pessoas com diabetes podem consumi-los “em sucos, sopas, iogurtes e vitaminas. Além disso, podem fazer parte de preparações como arroz com chia, farofa de amaranto e torta de linhaça. Para isso, podem ser encontrados facilmente em casas de produtos naturais e em alguns supermercados”, enumera a profissional.

É importante alertar que a quantidade do consumo de cada um destes grãos. “Uma colher de sopa de chia possui em média 75 calorias. O indicado é que a pessoa consuma de duas a quatro colheres de sopa por dia. Com relação ao amaranto, uma colher de sopa possui 80 calorias. Por ser fonte de carboidrato, é importante considerar a presença desse grão no planejamento alimentar. E por último, uma colher de sopa de linhaça possui 37 calorias e o ideal é consumir essa semente triturada (moída)”, pontua Tarcila.

“O principal benefício no controle glicêmico é devido à presença de fibras, que lentificam a absorção dos carboidratos e, com isso, diminui o impacto desses alimentos na glicemia”, finaliza a nutricionista.

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