Home / Exercícios Físicos / Esportes de A - Z / Identifique sua constituição física e faça um treino mais assertivo!

Identifique sua constituição física e faça um treino mais assertivo!

Atividade Física e os Biotipos – Parte II

Dr.ª Eliana Pirolo*

Pode-se definir constituição como o conjunto dos caracteres anatômicos e funcionais de um indivíduo a partir de um dado momento de sua vida. É determinada pela hereditariedade. Três elementos a compõe: biótipo, morfologia dos órgãos internos e capacidade funcional.

Samuel Hahnemann, considerado o “Pai da Homeopatia”, já em 1829 dizia que herdamos geneticamente a nossa constituição e com ela, a possível forma de adoecer.

Henri Bernard, médico homeopata francês, deu um grande impulso à biotipologia, entendendo que o estudo das constituições deve compreender ao mesmo tempo a forma, as funções e o psiquismo. Através de medidas segmentárias, idade, peso, altura e antroposcopia, classificaram as constituições em sulfúricas (neutra, magra e gorda), carbônicas, fosfóricas e fluóricas. Sendo a fluórica resultante de distrofias ou anomalias das outras três constituições de base, no presente artigo nos deteremos nas principais características da sulfúrica, carbônica e fosfórica.

  1. Constituição Sulfúrica

 Sulfúrica Neutra: Os indivíduos que pertencem a esta constituição apresentam altura mediana, com equilíbrio entre as partes do corpo (não há predomínio do tronco sobre os membros e vice versa), com peso médio e IMC ideal, os membros são medianos, as mãos medianamente longas e harmoniosas (equilíbrio entre o tamanho das palmas das mãos e os dedos), os dentes apresentam-se sob a forma quadrada, com coloração branca, raízes medianas e oclusão perfeita. O ângulo do braço com o antebraço em hiperextensão é inferior a 180º. Quanto às características psíquicas, são pessoas otimistas, alegres, sociáveis, generosas e expansivas de inteligência viva, mas superficial (aprendem rápido, mas esquecem facilmente). Relatam que dormem bem (sono profundo e reparador e necessitam cochilar após as refeições). Orientamos às pessoas deste biotipo que a atividade física seja aeróbica (caminhar, nadar, pedalar, correr) em dias alternados com exercícios de força (musculação).

Sulfúrica gorda: Se enquadram neste biótipo os indivíduos de altura mediana de peso avantajado; os membros são curtos (predomínio do tronco sobre os membros), as mãos são grandes (predomínio da palma das mãos sobre os dedos), a musculatura é firme e os dentes são quadrados, brancos, com raízes medianas e a oclusão é perfeita. Tendências do adoecer: predisposição a hemorragias, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, uremia, obesidade. Para prevenir tais doenças orientamos uma dieta baseada em grãos integrais (evitar os refinados brancos como o açúcar e farinha de trigo branca), legumes, verduras, alimentos ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, nozes, castanhas) e frutas em especial as vermelhas com alto poder antioxidante. A atividade física recomendada é o predomínio dos exercícios aeróbicos sobre os de carga (musculação).

  1. Constituição Carbônica: Representam esta constituição os indivíduos de estatura baixa, de peso avantajado, com aspecto esférico, arredondado, com dentes branco-amarelados e oclusão topo a topo. São pessoas doces, meigas e sonhadoras que guardam mágoa e detestam mudanças e ter que tomar decisões. São sistemáticas e se tornam grandes colecionadores, a inteligência é lenta e profunda, ou seja, demoram aprender, mas não esquecem jamais. Apresentam tendência a obesidade por acúmulo de gordura e retenção hídrica. Estão predispostos a artrite, artrose, cistos, miomas e neoplasias. É marcante a constipação intestinal (intestino preso). Devido à rigidez das articulações e predomínio da musculatura da série branca, recomendamos séries de alongamento e leves caminhadas.
  1. Constituição Fosfórica: Biotipo característico de pessoas altas e magras, de face alongada, com mãos delicadas e dedos longos; ângulo braço-antebraço em hiperextensão exatamente igual a 180°; com hipotonia muscular, dentes retangulares com raízes longas e coloração amarelada, apresentando distúrbios de oclusão (mandíbula projetada para frente ou apinhamento de dentes na região anterior). São irritáveis, impulsivas e coléricas com tendências à depressão. Osteoporose, insuficiência hepática, hemorragias, problemas gengivais e periodontais são suas principais tendências no adoecer. Devido à hipotonia muscular e tendência à osteoporose, a musculação é a atividade mais indicada.

 *Dr.ª Eliana Pirolo é cirurgiã-dentista, especialista em homeopatia, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina e doutoranda pelo Departamento de Ginecologia Endocrinológica – Setor de Climatério da UNIFESP – EPM.

Comentários

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

monica_print

Conheça a trajetória de Mônica Santos com o Diabetes

Mônica Santos, 31 anos e há 19 diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1, licenciada em ...