Home / Como lidar com o Diabetes / Mitos e Verdades sobre o Diabetes

Mitos e Verdades sobre o Diabetes

shutterstock_768644182

Apesar de todo empenho dos meios de comunicação em levar informação sobre o diabetes mellitus ao maior número de pessoas possível, ainda há muitas dúvidas sobre o tema. E para te ajudar a selecioná-las,  a equipe do Portal De Bem com a Vida convidou o endocrinologista Marcio Krakauer, para esclarecer as principais dúvidas que ronda a internet.

Confira aqui!

DBCV: O açúcar é o inimigo número 1 do diabetes?

Dr. MK: Não, na realidade ele é o amigo número 1 das hipoglicemias. Sabemos que faz parte da conduta para tratar de imediato um quadro hipoglicêmico, fazer uso do açúcar. Porém, para quem não quer ficar hiperglicêmico, ele deve ser usado com moderação, caso contrário pode interferir na dose de insulina e outros medicamentos utilizados.

DBCV: O diabetes passa de pai para filho?

Dr. MK: Não se trata de transmitir a doença de pai para filho, o que ocorre é o aumento do risco de desenvolver diabetes, tanto o diabetes mellitus tipo 1, uma doença autoimune em parentes de primeiro grau e o tipo 2, sendo uma doença metabólica, pode ocorrer a recorrência da doença em outros membros da família em função do estilo de vida adotado por elas. Portanto, ambos têm um componente hereditário genético.

DBCV: O diabetes é contagioso?

Dr. MK: De forma alguma. Quando falamos em diabetes mellitus tipo 1, estamos nos referindo a uma doença autoimune e o tipo 2 está ligado ao sedentarismo, obesidade e aumento da resistência à insulina. Atualmente, existem estudos que comprovam que estilos de vida não saudáveis podem ser “contagiosos” ou influenciadores de forma negativa, ou seja, um indivíduo sedentário e com alimentação não balanceada pode influenciar o seu cônjuge com o mesmo estilo de vida e, consequentemente, poderá ter diabetes.

DBCV: A cenoura e a beterraba devem ser retiradas da alimentação de quem tem diabetes?

Dr. MK: De forma nenhuma. São alimentos de ótimo valor nutricional e que, quando ingeridos in natura e sem exageros, trarão benefícios ao organismo. Se forem consumidos cozidos, haverá um aumento no índice glicêmico.

DBCV: Se a pessoa com diabetes apresentar uma taxa de glicemia maior que 250mg/dl, ela não deve realizar atividade física?

Dr. MK: Se a pessoa estiver muito descompensada, tem diabetes tipo 1 e apresenta cetona na urina ou no sangue, ela não deve realizar exercícios, pois pode piorar o seu controle glicêmico. Será preciso controlar esses corpos cetônicos e a glicemia para praticar atividade física com mais segurança. Caso não apresente essa condição, ou seja, a taxa glicêmica ficou mais elevada em razão de algum alimento incorreto ou em decorrência de uma instabilidade emocional, nesse caso, a prática de exercícios pode ser benéfica, contribuindo para o equilíbrio glicêmico.

DBCV: Para instalar a bomba de insulina, a pessoa precisa fazer uma microcirurgia?

Dr. MK: De jeito nenhum. Trata-se de um procedimento muito simples, dura alguns segundos e a pessoa bem treinada consegue realizar de forma prática como se fosse “carimbar” todo o organismo, é indolor e extremamente rápido.

 DBCV: A insulina estraga se mantida fora da geladeira?

Dr. MK: A insulina não estraga fora da geladeira; ela pode ser mantida em temperatura ambiente depois de aberta por até 28 ou 30 dias, cada uma delas tem a sua especificação. Porém, em temperaturas extremas (muito altas ou baixas), por ser uma proteína, ela pode perder a sua função, ou seja, a sua ação e potência.

DBCV: A pessoa com diagnóstico de diabetes não pode mais comer carboidrato?

Dr. MK: Pode comer carboidrato, porém quanto maior for o seu controle no consumo, melhor será o seu nível glicêmico. Isso vale para as pessoas que tenham ou não diabetes. A população está consumindo grande quantidade de carboidratos; devemos reduzi-los e adotá-los na versão integral.

DBCV: A pata de vaca, a água de quiabo, as farinhas de maracujá ajudam no controle glicêmico?

Dr. MK: Não há estudos científicos que comprovem que essas substâncias sejam eficazes no controle glicêmico.

 

Caros, leitores é muito importante que, caso surjam dúvidas sobre o tratamento, alimentação ou qualquer outro assunto vocês conversem sempre com um médico de confiança.

Veja também:

 As fibras são aliadas na absorção dos carboidratos

Informações sobre o diabetes proporciona mais segurança nas escolas

Como as novas diretrizes sobre o tratamento injetável de insulina podem ajudar você

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

andre_capa

Um novo mundo depois do Diabetes

Aos dezenove dias do mês de fevereiro de 2008, nasceu a minha princesa, a Ana ...