Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / O que as metas da ONU têm a ver com você?

O que as metas da ONU têm a ver com você?

onu_miolo

No final de setembro, ocorreu a Reunião de Alto Nível sobre Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis das Nações Unidas. A iniciativa reuniu presidentes, ministros da saúde e representantes dos países integrantes da instituição.
Mas o que esta Reunião tem a ver comigo?
Os chefes de Estado e de Governo se comprometeram com 13 novas medidas para combater doenças não transmissíveis, incluindo câncer, doenças cardíacas e pulmonares, derrame cerebral e diabetes, e ao mesmo tempo, promover a saúde mental e o bem-estar.

Eles concordaram em incluir leis e medidas fiscais para proteger as pessoas contra o tabaco e alimentos industrializados não saudáveis. Três ações foram citadas por boa parte dos líderes dos países: restringir a propaganda de álcool, proibir a de tabaco e taxar as bebidas açucaradas.

É aí, que você, leitor do Portal De Bem com a Vida, entra

Muito se falou sobre a importância de realizar parcerias entre o governo, a sociedade civil e o setor privado. Falando nestas parcerias, os discursos comentavam sobre a importância da indústria reduzir o sal, açúcares e gorduras dos seus produtos. Destacaram a relevância de incluir rótulos nutricionais em alimentos e restringir a comercialização de alimentos e bebidas não saudáveis para as crianças.

A ideia aqui é que todos os países e todas as partes interessadas atuem de forma colaborativa para implementar políticas públicas transformadoras para termos um mundo com um acesso imparcial e universal à saúde, onde o bem estar físico mental e social estejam assegurados, e direcionar o mundo para um caminho mais saudável, sustentável e resiliente.

Mas para que todas estas políticas públicas sejam implementadas, você, leitor do Portal De Bem com a Vida, precisa se filiar a alguma instituição, ou melhor, a alguma associação, para que seja ouvido, e assim possa planejar ações que pressionem o governo a cumprir todas as 17 metas do Milênio (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030).

Para que tudo isso possa acontecer, precisamos nos unir, precisamos da vontade e do tempo de cada um de vocês para que cada estratégia definida seja implantada. Trabalhar em equipe será primordial, para implementação de cada iniciativa na busca da meta traçada. Com este fim, é necessário, além das ações estratégicas, realizar o que chamamos de controle social, que nada mais é que o controle da sociedade sobre a política pública de saúde. E esta tarefa é executada com êxito por boa parte das organizações.

A solidariedade se dará na luta cotidiana engajando cada ator da sociedade envolvido diretamente ou indiretamente na causa do diabetes. Dessa forma, por meio da comunicação, construiremos sujeitos sociais que exerçam sua cidadania em saúde. Com ela, poderemos construir de forma coletiva os interesses para atuar na formulação de políticas públicas em diabetes.
Para isso, contamos com a força e a integração de cada um de vocês. Assim, unidos poderemos ser ouvidos e tenho certeza que teremos a chance de provocar mudanças positivas!

Veja mais: 

Você sabe que em Brasília há 28 projetos de lei envolvendo o diabetes?

Levar educação em diabetes para regiões de difícil acesso é a proposta do projeto Educando Educadores sem Fronteira

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

shutterstock_110078714

Diabetes pode começar mais de 20 anos antes do diagnóstico, diz estudo

Os primeiros sinais de diabetes mellitus tipo 2 podem ser identificados mais de 20 anos ...