Home / Alimentação / Ora-pro-nobis: conheça os benefícios dessa planta medicinal

Ora-pro-nobis: conheça os benefícios dessa planta medicinal

shutterstock_1092933482Por Andressa Heimbecher Soares

Trata-se de uma planta trepadeira conhecida como Pereskia aculeata, nativa das Américas, aqui no Brasil a encontramos nas regiões sudeste e nordeste. Pode também ser chamada de superalimento; contém em sua composição ferro e um alto teor de proteínas e por isso, pode ser consumida por vegetarianos e veganos. É fonte de aminoácidos essenciais como a lisina, além de vitaminas A, B e C, magnésio, cálcio e fósforo. Pode ser consumida fresca, seca ou moída.

Um dos seus maiores benefícios se deve à alta concentração de proteína, podendo enriquecer as dietas, além de garantir nutrientes para vegetarianos e veganos.

Por que consumir Ora-pro-nobis?

Atualmente nos preocupamos muito com a ingestão de proteínas, pois para o controle glicêmico é muito importante a construção de massa muscular; os exercícios de resistência auxiliam no seu controle, reduzindo dessa forma resistência à insulina.

Nas receitas de culinária é comum ser consumida crua ou cozida. Pode também ser colocada no suco verde. Se torrada e moída, é melhor usá-la como farinha.

Até o momento, não há registros de contraindicações em seu consumo pela população. No entanto, renais crônicos que precisam reduzir a ingestão de potássio, ou pessoas que utilizam anticoagulantes como a warfarina devem ter indicação médica e nutricional antes de iniciar o seu uso.

Nas receitas de culinária é comum ser consumida crua ou cozida. Pode também ser colocada no suco verde. Se torrada e moída, é melhor usá-la como farinha.

Até o momento, não há registros de contraindicações em seu consumo pela população. No entanto, renais crônicos que precisam reduzir a ingestão de potássio, ou pessoas que utilizam anticoagulantes como a warfarina devem ter indicação médica e nutricional antes de iniciar o seu uso.

Estudos que comprovam sua eficácia

Muitos estudos foram feitos para atestar os benefícios da rica planta, citarei aquele que se intitula Utilização de Três Espécies de Ora-Pro-Nobis (Pereskia grandifolia, bleo e aculeata, Pancs) como Alimento Funcional realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande.

Denominamos de Pancs, as plantas ou partes alimentícias não convencionais que não são habitualmente consumidas e, por isso caracterizadas como mato, ervas daninhas ou invasoras, pois crescem de forma espontânea junto a outras plantas cultivadas, sendo também difíceis de serem encontradas no mercado. São ignoradas e lançadas fora abstendo-se de suas altas propriedades nutricionais, como é o caso da ora-pro-nobis (cactácea da espécie Pereskia), com alto teor proteico, vitamínico e com fatores antioxidantes.

Diante de suas características, essa cactácea pode ser considerada como alimento funcional, auxiliando na prevenção ou tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do estudo foi avaliar a composição físico-química de três espécies de ora-pro-nobis e seus possíveis benefícios à saúde.

Quanto à metodologia empregada, trata-se de uma revisão da literatura através de buscas nas bases de dados, Scielo, Pubmed e Google Acadêmico dos últimos cinco anos.

Os resultados foram surpreendentes! Encontram-se nas folhas de Pereskia aculeata alto teor de ferro – 14,18 e 28,12 mg para 100g de matéria seca, valor este superior a outros alimentos fontes de ferro, como o fígado bovino grelhado – 12,89 mg.

Na Malásia, as folhas de Pereskia grandifolia são utilizadas no tratamento do câncer, hipertensão arterial, diabetes mellitus e de doenças associadas ao reumatismo e inflamação. Na Pereskia grandifolia, a vitamina E fitona e os compostos 2,4-dietert-butilfenol – tocoferol e fitol apresentaram efeito citotóxico sobre as células carcinoma epidermoides nasofaríngea humana, carcinoma cervical, carcinoma do cólon, mamário e de pulmão.

A planta também possui cerca de 25% de proteína na sua composição, bem como vitaminas do complexo A e C, que desempenham funções antioxidantes e imunomoduladoras.

Diante de suas funções, a conclusão do estudo atesta que o consumo de ora-pro-nobis como alimento funcional é uma alternativa eficaz na prevenção e no tratamento de doenças crônico não transmissíveis, além de ser um gênero alimentício de baixo custo e com alta adaptação para cultivo, o que a torna favorável para famílias de baixa renda. Além de ser usada para fins medicinais, é também uma ótima escolha para compor a alimentação de veganos, tendo em vista o seu alto teor proteico.

Para achar, é necessário procurar em lojas especializadas em produtos naturais.

636642665455448904

Andressa Heimbecher Soares

Doutoranda em Endocrinologia em Metabologia pela Universidade de São Paulo – USP, Médica Colaboradora do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 2004, Médica filiada ao Conselho Regional de Medicina , residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo de 2006 a 2008/ Registro de Qualificação de Especialista , Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital do Servidor Estadual de São Paulo de 2008 a 2010/ Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Membro ativo da Endocrine Society.

Veja também:
Sorgo promove saciedade e redução de glicemia pós-prandial

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

capa_saude

Como é atuar no mercado de saúde?

O Portal De Bem com a Vida, bateu um papo com Diego Aguiar, colaborador da ...