Home / Nutrição / Alimentação Saudável / Para que o alecrim é bom?

Para que o alecrim é bom?

alecrim_texto

O alecrim, erva de origem do Mediterrâneo, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis é utilizado como tempero em diversos pratos na culinária, devido às propriedades aromáticas e como remédio, graças à especificidade medicinal. É composto por sais minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. As suas propriedades serão melhor aproveitadas se consumidas na forma de chá, na quantidade de duas xícaras diárias.

Dentre os inúmeros benefícios à saúde destacamos a sua importância na melhora da digestão podendo ser consumido após as principais refeições (almoço e jantar), evitando dessa forma flatulência e distensão abdominal. Graças à ação de seus componentes minerais acima citados, se torna um excelente diurético.

A poderosa erva age como um anti-inflamatório natural no combate à Escherichia coli, Salmonella typhi, S. enteritidis e Shigella sonei, as quais causam infecção urinária, vômito e diarreia.

Segundo a nutricionista Carolina Rodrigues, a explicação para a potente ação anti-inflamatória se deve ao ácido carnósico e o carnosol, dois anti-inflamatórios, que inibem a liberação da enzima COX-2, evitando dores e inflamação no organismo.

“O precioso chá também combate o estresse, por ter ação calmante e relaxante, aumentando o fluxo sanguíneo e estimulando o cérebro. O ácido carnósico também tem ação antioxidante e irá atuar no sistema nervoso, auxiliando na estafa mental”, explica Carolina.

Quanto à ajuda no controle glicêmico, a nutricionista nos explicou que não há na literatura estudos que comprovem a sua ação nesse quesito. Porém, ela aconselha que, para pessoas com diabetes, deve ser adoçado com adoçante da preferência de cada indivíduo. Dessa forma, pode ser uma boa opção de bebida para um lanche noturno.

Continuando em nossas pesquisas, ainda o chá de alecrim atua como um importante purificador hepático, melhorando o funcionamento do fígado e diminuindo as dores de cabeça provocadas pelo abuso da ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas.

Pesquisas comprovam que o alecrim tem efeito antitrombótico e, por isso, é eficaz para as pessoas que têm distúrbios circulatórios ou mesmo para aquelas que precisam permanecer acamadas por alguns dias; ele evita a formação de trombos, que poderiam obstruir a circulação. Para estes casos, deve ser ingerido na forma de chá, após procedimentos cirúrgicos.

Alecrim grande aliado da beleza

Além de todos os benefícios, também deve ser usado na forma de chá sem açúcar para lavar os cabelos, promovendo o seu embelezamento, já que fortalece os fios, combatendo a oleosidade excessiva e a proliferação de caspas, além de facilitar o crescimento devido à melhora da microcirculação do couro cabeludo.

Diante de tantos benefícios, que tal preparar um delicioso chá de alecrim para enriquecer o nosso cardápio diário?

A nutricionista Carolina Rodrigues gentilmente nos deixou uma receitinha!

Chá de Alecrim

  • Uma xícara de chá com folhas de alecrim
  • 500ml de água filtrada
  • Suco de meio limão

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, adicione o alecrim, o suco de limão e tampe por 10 minutos. Em caso de necessidade, adoce com o adoçante de sua preferência.

Experimente esta saborosa iguaria e sua saúde agradecerá!

Veja também

Chá certo para controlar a glicemia e controlar o peso

Confira as vantagens de consumir chá branco

Conheça todas as vantagens ao consumir o chá de camomila

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

shutterstock_667581769 copy

Tudo que você sempre quis saber sobre Diabetes, mas tinha vergonha de perguntar!

O Portal De Bem com a Vida tem recebido uma relação de questões sobre diabetes ...