Home / Como lidar com o Diabetes / Psicologia do diabetes

Psicologia do diabetes

Como superar as dificuldades para cuidar da saúde e das emoções

shutterstock_773569996

No dia 25 de agosto, a endocrinologista Solange Travassos organizou o evento Meu Diabetes com o intuito de mostrar às pessoas com a condição e aos familiares, que existem várias maneiras de melhorar a saúde e com ela, o controle da glicemia, aliando o equilíbrio emocional. A iniciativa aconteceu no Prodigy Hotel Santo Dumont Airport, no Rio de Janeiro. Conseguiu reunir mais de 300 pessoas e teve patrocínio da Roche Diabetes Care.

Muitas temáticas foram abordadas, entre elas como a pessoa com diabetes pode realizar atividade física sem medo, como as pessoas podem relaxar, situações especiais do diabetes, o que há de novo na hipoglicemia como os familiares e cuidadores podem ajudar as pessoas com diabetes a se cuidar, como os suplementos alimentares podem melhorar o controle da condição, o futuro do diabetes, que incluiu a tecnologia e a terapia celular.

Mas, o que chamou mais atenção foi o painel: Quando e como o emocional atrapalha o Diabetes. A psicóloga Martha Vilar do Valle enumerou as perguntas que passam na cabeça das pessoas ao receberem o diagnóstico do diabetes: O que é? O que eu fiz de errado? É castigo, estou sendo testado?

Ela explicou que existe um mistura de emoções, entre elas as negativas, que incluem: tristeza, frustração e raiva; e as positivas: confiança, otimismo e esperança. Estes três últimos sentimentos são originados pela pessoa ao pensar que um dia estará disponível a cura do diabetes.

A partir disso, há a importância da família para ajudar no descobrimento da doença e para efetuar o tratamento. O primeiro impacto na família leva à superproteção e muitas vezes pode prejudicar o tratamento, pois a família se torna rígida para comer, há conflitos entre os pais, os filhos (que não têm o diabetes), que muitas vezes não conseguem resolver e a interação familiar fica complicada.

De acordo com a psicóloga, há muitos desafios, que precisam ser resolvidos em família: o choque do diagnóstico, a necessidade de conhecer a doença, os cuidados constantes imprevisíveis do dia a dia e as preocupações financeiras. “Para que a pessoa com diabetes consiga fazer o tratamento, é necessário buscar novas alternativas, uma cooperação, participação e construção de um ambiente de segurança”, destaca a psicóloga Martha.

Depressão e o Diabetes

A psiquiatra Cristiane Paixão falou sobre a depressão e o diabetes. “Um a cada quatro pessoas com a alteração do açúcar tem um episódio de depressão ao longo de sua vida”, alerta a psiquiatra.

Com base nisso, é necessário que a pessoa com o diabetes e sua família saibam que esta condição não é frescura, há uma alteração neuroquímica e anatômica no cérebro, que altera o padrão de pensamento (trazendo desesperança, pessimismo, culpa, perda de prazer), prejudicando a capacidade de tomar a decisão.

Segundo a Dra. Cristiane, as pessoas que apresentam esse quadro sofrem com a diminuição do autocuidado, não tem ânimo para realização de exercícios físicos e não consome a medicação regularmente, conforme prescrição médica.

Mas, ainda assim há uma boa notícia. “A educação do paciente e da família em diabetes consegue reduzir o estresse relacionado à doença e existe um tratamento que inclui: exercícios físicos, psicoterapia e tratamento medicamentoso”.

Ao final da palestra a psicóloga Martha falou sobre a importância das pessoas buscarem a resiliência, que nada mais é do que a capacidade de lidar com os problemas, se adaptar às mudanças e superar os obstáculos de situações adversas, para ser feliz.

Veja também: 

Hormônios que entram em ação com a hipoglicemia
Educação em Diabetes é uma grande aliada no convívio diário com a condição
Atividade física para quem tem diabetes e depressão

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

capa

O perigo do overtraining para a sua saúde

Chamamos de overtraining o acúmulo de estresse devido ao elevado volume e intensidade de treinamento, ...