Home / Como lidar com o Diabetes / Qual a relação de uma lesão na altura do pescoço com diabetes?

Qual a relação de uma lesão na altura do pescoço com diabetes?

Acantose é uma lesão escurecida de tonalidade castanho acinzentada resultante do excesso de queratina e hiperpigmentação da pele. Embora as áreas mais expostas ao suor e a fricção sejam as mais atingidas como o pescoço e axilas, pode também ocorrer na virilha.

Esta lesão normalmente está associada a doenças onde ocorrem alterações hormonais com resistência insulínica como obesidade, síndrome dos ovários policísticos, esteatose hepática, pré-diabetes e diabetes, aumento do hormônio do crescimento como acromegalia, excesso ou falta de corticoides como uso de cortisona, síndrome de Cushing e doença de Addison, alterações do hormônio da tireoide como hipotireoidismo e hipertireoidismo, uso de anticoncepcionais e neoplasias malignas. A acantose pode também ser encontrada em pessoas de pele de tonalidade escurecida sem nenhum significado clínico.

01

Existem quatro tipos de acantose: síndrome de Miescher, que é benigna e hereditária, síndrome de Gougerot Carteaud, também benigna, hereditária e presente em mulheres jovens, pseudoacantose, a qual está relacionada com doenças endócrinas como obesidade, diabetes, esteatose hepática, hipotireoidismo, hipertireoidismo, acromegalia, síndrome de Cushing e acantose maligna, presente nas neoplasias do fígado e do tubo digestivo.

Um dos tipos de acantose pode ser um sinal do diabetes, pois a insulina estimula o receptor IGF1 da pele, provocando o aparecimento da lesão.

A acantose associada a fatores hormonais pode melhorar gradativamente desde que seja tratada a causa subjacente.

Quando a lesão de pele está associada ao diabetes, é importante ocorrer a perda de peso para melhorar a ação da insulina e diminuindo o seu nível sérico, consequentemente reduzirá o estímulo sobre a mesma e aí vai desaparecendo progressivamente.

*Dra. Cassandra Martins Lopes Pauperio é médica endocrinologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

hemoglobina glicada_texto

Hemoglobina Glicada x Medição da Cetona

  Saiba a diferença e os sintomas A hemoglobina faz parte das células vermelhas do ...