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Quantidade de água dos alimentos

Saiba os alimentos que mais hidratam e refrescam no verão

águaVerão é a estação do ano que o organismo pede mais consumo de água. Os especialistas recomendam ingerir 2 litros a 3 litros por dia, pois ela tem e função de ajudar os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, de transportar nutrientes para as células, de regular a temperatura corporal e de auxiliar o funcionamento do sistema circulatório.

Mas muitas pessoas esquecem que os alimentos podem ser aliados à hidratação. Um dos grandes exemplos é citado pela nutricionista Tarcila Ferraz de Campos, “a melancia possui cerca de 90% de água em sua composição, isso porque tem uma grande capacidade de acumular a substância em suas células. O uso de frutas para auxiliar na hidratação do corpo é uma ótima estratégia, porém, é importante lembrar que além de água, a fruta contém outros nutrientes, e dessa forma, é importante hidratarmos o organismo e respeitar a quantidade de porção de frutas (recomendado de 3 a 5) ao longo do dia”.

Outro ingrediente típico de saladas e tem 95% de água é o pepino. “No verão, o corpo perde considerável quantidade de água devido à transpiração excessiva. Portanto, o pepino é uma ótima opção para manter o corpo bem hidratado. Além disso, funciona como um diurético natural e ajuda a eliminar as toxinas ruins do organismo”.

Falando em ingredientes de salada, o tomate é um dos mais representantes neste quesito. “É composto por cerca de 94% de água e pode sim ser utilizado no verão tanto em saladas como em sucos. Além disso, ele protege o organismo contra infecções bacterianas e tem poder anti-inflamatório. Possui boas quantidades de vitaminas A, complexo B e C e sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio)”, enfatiza Tarcila.

Na categoria hortaliças, o ganhador é o alface. “Possui em média 95% de água e pode ser uma ótima opção para auxiliar na hidratação do corpo além de ter baixíssima caloria e uma ótima quantidade de fibras”, comenta Tarcila.

Outra fruta que se destaca no panorama hidratação é o morango. “Possui 91% de água e também pode ser uma ótima opção de fruta para repor líquidos”, recomenda Tarcila.

Uma dica importante é que os alimentos crus proporcionam grande quantidade de água. Muitos deles possuem fibras acrescentadas à composição alta de água. São excelentes para auxiliar na queima de gordura, aumento da velocidade do funcionamento intestinal e na manutenção do metabolismo saudável. Quanto mais conhecermos os benefícios dos alimentos, mais saudável será nossa alimentação.

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