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Saiba prevenir episódios de hipoglicemia e de hipoglicemia severa!

Conheça a diferença entre hipoglicemia e hipoglicemia severa e quais as medidas para reverter estes quadros?

Você sabe dizer qual a diferença entre hipoglicemia e hipoglicemia severa? Qual é o melhor método para corrigir?

Os sintomas clássicos de hipoglicemia são: suor em excesso, sonolência, fraqueza, coração acelerado (palpitações), tremores, visão dupla ou turva, fome súbita, confusão mental. Mas a nutricionista Tarcila Ferraz de Campos alerta “vale a pena lembrar que algumas pessoas apresentam sintomas diferentes quando ocorre baixa da glicemia, portanto qualquer reação fora do contexto, ao longo do dia, vale a pena fazer a automonitorização para se certificar de que a glicemia não está baixa”.

Agora a hipoglicemia severa é um pouco diferente, pois requer a ajuda de outra pessoa para revertê-la. Ela pode acontecer de repente e pode levar a desmaios e convulsões e mesmo que a pessoa não tenha estes sintomas, muitas vezes a pessoa fica totalmente inconsciente. Nestes casos, para reverter o quadro, Tarcila comenta “com a ajuda de outra pessoa, o mais indicado é o uso do Glucagon. Para isso, a pessoa precisa ter adquirido e ter colocado na geladeira para sua conservação. Se alguém da família ou amigo tiver habilidade com ele, saber utilizar”. Lembrando que Glucagon é um hormônio geralmente encontrado nos organismos de pessoas, que não possuem o diabetes, mas no caso de pessoas com a condição é uma substância, que pode ser compradas nas farmácias e drogarias e que sua função é aumentar a glicemia rapidamente.

Caso seja um episódio de hipoglicemia, sem ser severa, Tarcila orienta “é preciso ingerir o açúcar de rápida absorção. 15g aumenta em média 50 mg/dl de glicose no sangue em 15 minutos. Para isso, a pessoa pode encontrar em 1 colher de sopa de açúcar (diluir em 1 copo de água), ou 1 colher de sopa de mel ou 3 sachês ou 1 copo de suco concentrados (laranja), ou 1 copo de refrigerante com açúcar, ou ainda de três a cinco balas (tipo “goma”)”.

Uma solução muito utilizada por várias pessoas é a ingestão de pastilhas do Glicofast. De acordo com a nutricionista “é um produto desenvolvido especificamente para correção de hipoglicemia. Em cinco pastilhas, você tem a quantidade exata de açúcar de rápida absorção para se recuperar de uma hipoglicemia. Ele contém 15g de carboidrato de rápida absorção que vai ser absorvido em 15 minutos, causando o aumento rápido da glicose no sangue”.

Por meio de um tubo que possui 10 pastilhas, a pessoa ao utilizar, consegue dosificar e saber exatamente qual a quantidade de carboidrato que está ingerindo. A embalagem é prática para carregar para todo lugar. É um produto de baixo conteúdo calórico, quando comparamos o uso de chocolates, refrigerantes ou balas, pois estes resultam em um maior número de calorias e gorduras consumidas e seu possível ganho de peso corporal, o que pode ser prejudicial à sua saúde.

 Com relação a chocolates, refrigerantes, Tarcila ainda faz mais um alerta “muitas pessoas tendem a associar a correção de hipoglicemia ao comer algo doce. Evite utilizar chocolates, biscoitos, sorvetes para essa finalidade, pois nesses alimentos, além do açúcar, estão presentes outros nutrientes como proteínas e gorduras, que diminuem a absorção do açúcar e fazem com que o mal estar se prolongue. Muitas vezes a sensação ruim faz com que ocorra uma ingestão exagerada desse tipo de alimento e, em resposta, a essa correção errada, ocorre uma hiperglicemia”.

Por todos estes fatores, prevenir é uma das melhores formas para não sentir o mal estar de um episódio de hipoglicemia. Para isso, Tarcila sugere “fracionamento alimentar, atividade física planejada e atenção nos horários de tomada dos medicamentos são ações, que estão diretamente relacionadas com à prevenção de episódios de hipoglicemia. Lembre-se de manter os horários de alimentação a cada três horas para evitar a queda de açúcar no sangue e sempre tenha com você opções de lanches práticos como fruta, biscoitos integrais e iogurte. Monitore a glicemia principalmente nos dias em que realizar atividade física e evite o consumo de bebidas alcoólicas em jejum”.

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