Squash

Conheça o melhor esporte para a saúde, segundo a revista Forbes: Squash

squashCom a pronúncia de squóch, a modalidade squash é um esporte originado na Inglaterra no século XIX. Uma das versões diz que esta prática foi criada na prisão de Fleet, em Londres, por prisioneiros que começaram a usar raquete e bola para treinar, já que substituia o tênis, impossível praticar no local onde viviam. No Brasil, squash foi trazida pelos ingleses, em 1920, e logo, em seguida, foi construída a primeira quadra, onde hoje é o Clube das Quintas, em Minas Gerais.

O jogo é composto por dois participantes, com raquetes (ou ocasionalmente quatro jogadores para jogo em pares) em uma quadra de quatro paredes sendo a traseira de vidro, com uma pequena bola oca preta de borracha (squashable), cujo nome deu origem ao esporte.

A prática se caracteriza por haver trocas de bola de curta duração, havendo a necessidade de a bola tocar na parede frontal antes de atingir o solo. Segundo Marino de Oliveira, penta campeão Brasileiro e Sul-Americano Máster em Squash, com mais 80 títulos conquistados, “o squash foi eleito pela revista Forbes como o melhor esporte para a saúde. Para os praticantes profissionais, em média, eles podem gastar até 1.500 calorias, pois é muito intenso”.

“O jogador precisa se concentrar o tempo todo, deixando de lado as preocupações e conseguindo aliviar o estresse. Além disso, o participante ganha condicionamento, aumenta a resistência cardiorrespiratória, reduzindo os riscos de ataques cardíacos, hipertensão e diabetes”, enumera Marino.

“Além disso, a modalidade aumenta a força e resistência muscular, reduz o peso, além do alongamento e flexibilidade, sem citar a melhora da coordenação motora, redução da ansiedade, da raiva e da depressão, aumentando a sensação de bem-estar. Para as pessoas com diabetes, também reduz a taxa de açúcar do sangue, sendo um diferencial importante para este público”, adiciona  penta campeão.

As aulas costumam ter duração de uma hora e podem ser praticadas todos os dias. Para que a pessoa comece a modalidade, é geralmente exigido que traga um atestado de um médico e que mostre as condições de saúde para a prática. É um esporte que pode ser praticado de 6anos a 60 anos.

De acordo com Marino, “com um curso de 20 horas, a pessoa terá aprendido a técnica para continuar treinando ao longo da vida. Só é necessário alugar uma quadra apta, ter uma raquete e uma bolinha, além de roupas leves utilizadas em academia. Todas as pessoas deviam experimentar uma aula, pois é uma atividade recreativa com muitos benefícios para a saúde! Ficou empolgado? Mais informações podem ser obtidas em: www.marinosquash.com.br

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

post_suplemento

Conheça mais as funções do Whey Protein!

Os Benefícios do Whey Protein  Dra. Andressa Heimbecher Soares* Até pouco tempo atrás, a ideia ...