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Tenha dicas para organizar uma festa julina típica!

Dicas de guloseimas saborosas e saudáveis para curtir as festas julinas sem tropeços

O mês de junho passou e curtimos as festas juninas sim, senhor! Como foi a escolha dos seu alimentos? As opções de baixo índice glicêmico é melhor decisão para que nos eventos possamos nos divertir sem intercorrências indesejáveis. Caso a festa seja em casa, melhor ainda, vamos aprender com a nutricionista Deise Santiago a fazer pequenas alterações no preparo dos quitutes que, sem dúvida, farão toda a diferença!

Já pensou como seria organizada a festa que tivesse em suas barracas placas indicativas da quantidade de carboidratos contida nos alimentos para facilitar o controle glicêmico? Esse seria o modelo ideal, mas como isso ainda não está sedimentado na cultura das pessoas, temos de nos adaptar na escolha das iguarias. Para as pessoas com diabetes, é importante fazer o controle glicêmico antes de sair de casa e tentar monitorá-lo durante e após as comemorações. Não há necessidade escolher de forma drástica sem açúcar, desde que feito o controle previamente. Porém, é costume haver nesses eventos, alimentos gordurosos e, portanto, devemos evitá-los ou o consumo deve ser feito com muita moderação. Para os industrializados advindos do amendoim, verifique o selo da Abicab nas embalagens dos produtos para assim garantir boa procedência e evitar os riscos de intoxicação.

Devemos optar por comidas caseiras, isentas de corantes e conservantes. Quando podemos comemorar essas datas festivas em casa, melhor impossível! O preparo das guloseimas pode ser adaptado a versões muito mais saudáveis como a utilização de leite desnatado, farinha integral e adoçantes.

Aqui seguem algumas informações importantes transmitidas pela nutricionista Deise Santiago, fonte desta matéria, no preparo das iguarias.

O arroz doce e a canjica são fontes de muito carboidrato e por isso, deve-se utilizar leite desnatado, adicionando o adoçante no final do preparo.

Os bolos de milho e fubá sem cobertura são bem melhores, mas ainda podemos substituir metade da farinha branca pela integral para aumentar a quantidade de fibras, proporcionar maior saciedade e diminuir o índice glicêmico.

O doce de abóbora pode ser feito com suco de maçã e não ter a adição de açúcar (Para cada 50g de abóbora seca ou japonesa ralada, utilizar 100ml de suco de maçã e uma pitada de canela em pó). É só colocar a abóbora para cozinhar com o suco de maçã e a canela até amolecer. Deixar esfriar e servir depois.

Além disso, o mercado oferece muitas opções com baixas calorias e carboidratos. Temos como exemplos o leite desnatado e o leite condensado light.

No caso da pipoca, é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico e, portanto, não seria vilã. Vale acrescentar que a melhor versão é a tradicional, feita na panela com um “pinguinho” de óleo vegetal, garantindo baixa gordura, o que difere da preparada em microondas ou enriquecida de manteiga.

Apesar de todos os cuidados para minimizar o efeito da resposta glicêmica, cada pessoa reage de forma diferente, ou seja, varia de pessoa para pessoa. Nunca se esqueçam disso!

Caso a criança vá a uma festa junina sem a companhia dos pais, é importante orientá-la a fazer o acompanhamento da glicemia, certificar-se que ela tomou a medicação e incentivar para que participe das brincadeiras, dessa forma perderá o foco nas comidas oferecidas.

Caso os pequenos fiquem muito agitados em função das brincadeiras e ocorra hipoglicemia, esta pode ser corrigida com a ingestão de 15g de carboidrato ou o consumo de uma guloseima encontrada nas mesas ou barracas.

Para indivíduos adultos que tenham diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2 e são muito animados, participando até das quadrilhas, uma dica para evitar hipoglicemias é comer algum alimento que contenha um pouco de gordura para fazer com que a glicemia fique mais elevada. Dessa forma não ficarão indispostos durante a dança.

Para se divertir em todas as datas comemorativas deste mês existe uma condição fundamental que jamais poderá ser esquecida resumida em uma palavra – MODERAÇÃO!

Segue abaixo a tabela da Sociedade Brasileira de Diabetes que ajuda a fazer a contagem de carboidratos:

 FESTA JULINA
Alimento Medida usual Quantidade (g) Carboidratos Calorias
Amendoim caramelizado Pacote pequeno 20 14 95
Amendoim cozido 2 colheres de sopa 34 7 108
Amendoim, grão, cru 2 colheres de sopa 34 5 194
Amendoim, torrado, salgado 2 colheres de sopa 34 5 194
Baba de moça colher de sopa cheia 30 27 150
Batata-doce amarela assada (picada) colher de sopa cheia 30 10 43
Batata doce frita fatia media 65 39 249
Batata-doce cozida colher de sopa cheia 42 10 43
Batata-doce branca cozida (picada) colher de sopa cheia 30 8 38
Batata-doce colher de sopa cheia 40 24 94
Bolo de coco fatia grande 100 54 317
Canela em pau Kitano® unidade 2 1 5
Canjica pronta colher de sopa cheia 25 5 29
Cocada unidade média 70 37 405
Cocada light Santa Helena® unidade média 20 11 108
Cocada queimada Brasil Caipira® unidade 33 5 35
Creme de amendoim unidade 25 17 108
Creme de milho colher de sopa cheia 33 5 35
Curau de milho 2/3 xícara de chá 140 33 162
Doce de batata doce porção pequena 30 22 121
Doce de mamão verde colher de sopa cheia 40 19 78
Doce de goiaba colher de sopa cheia 50 21 86
Doce de goiabada em calda Diet House® colher de sopa cheia 20 6 23
Gengibre em pó colher de sopa cheia 15 11 52
Maçã do amor unidade 100 79 314
Macaxeira cozida (mandioca) pedaço grande 100 30 125
Maria mole porção 44 33 132
Milho verde unidade grande 100 29 138
Mungunzá concha 150 29 150
Pamonha unidade 160 69 413
Pamonha doce unidade pequena 130 47 335
Pé de moleque unidade média 17 10 88
Pinhão cozido unidade 10 4 17
Pipoca doce saco médio 20 20 95
Quentão 1/2 copo 100 34 295
Sopa de milho na manteiga 19g Knorr Quick® unidade 19 12 77
Vinho quente 1 copo 150 24 98

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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