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Tome cuidado com as ciladas dos alimentos saudáveis

AlimentosMuitas pessoas se preocupam com a alimentação saudável e muitas vezes exageram na quantidade de certos alimentos ou não se preocupam quando na embalagem vem a indicação de que o produto é light ou diet, que muitas vezes não são sinônimos da melhor opção de consumo. Para falar sobre isso, o Portal De Bem com a Vida entrevistou a nutricionista da ADJ Diabetes Brasil, Nicole Trevisan.


De Bem com a Vida: Muitas pessoas acreditam que alimentos integrais não engordam. Mas alimentos integrais podem ter muitas calorias?

Em geral os alimentos integrais possuem mais calorias comparadas aos refinados. Porém eles além de serem muito mais saudáveis por possuírem muito mais vitaminas, não fazem um pico de glicemia, o que retarda o período de fome. Os integrais permanecem mais tempo no processo digestivo e possuem calorias melhores, mas neste caso, as pessoas não precisam ficar mais preocupadas por este fator.

De Bem com a Vida: Alimentos enriquecidos sempre fazem bem para a saúde? Ou depende do resto da composição deles?

Nem sempre, em geral os alimentos enriquecidos são industrializados, ou seja, possuem as desvantagens do industrializado sobre o natural. É sempre preferível o alimentoin naturacomo fonte de um determinado nutriente.

De Bem com a Vida: Um alimento dietético sempre será melhor para a saúde? Ou mesmo sem ter um nutriente ruim, ele pode ter outro em grande quantidade?

O alimento dietético foi criado para atender uma determinada população, no caso as pessoas com diabetes. Ele deve ter isenção total de algum nutriente, em geral o açúcar. Porém, para que seja palatável e saboroso, o açúcar é substituído por um excesso de gordura, o que torna o alimento não necessariamente bom para consumo.

De Bem com a Vida: Quais as desvantagens nutricionais dos sucos de frutas com relação a uma fruta inteira?

Os sucos fazem com que as frutas percam muitos as fibras. Eles contêm uma quantidade muito maior da fruta para fazer um copo, o que em uma dieta para perda de peso pode ser prejudicial. E também se o suco não for consumido na hora, ele pode perder seu valor nutricional, a vitamina C, por exemplo, pois é muito volátil e oxida rapidamente em contato com luz ou com o oxigênio.

De Bem com a Vida: Mesmo os alimentos nutritivos precisam ter suas quantidades moderadas, por quê? Que prejuízos isso pode trazer à saúde?

Todo alimento deve fazer parte de um plano nutricional individualizado, cada pessoa possui uma necessidade bioquímica e, portanto, o que é benéfico para um pode não ser para o outro. Por isso, quem busca um modo de vida adequado do ponto de vista nutricional não deve seguir modismos e tendências, muitas vezes sem comprovação científica, e sim buscar sempre um profissional da área que possa passar as informações corretamente.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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