Home / Como lidar com o Diabetes / Tudo que você sempre quis saber sobre Diabetes, mas tinha vergonha de perguntar!

Tudo que você sempre quis saber sobre Diabetes, mas tinha vergonha de perguntar!

QUESTION

O Portal De Bem com a Vida tem recebido uma relação de questões sobre diabetes dos leitores e abrimos o espaço aqui para responder parte destes questionamentos. Para isso, convidamos o médico, Ricardo Fernando Arrais, Professor Associado – Departamento de Pediatria UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Coordenador da Unidade de Endocrinologia Pediátrica e da Residência, Especialização e Aperfeiçoamento em Endocrinologia Pediátrica, Coordenador local da Telemedicina – DPEDI/UFRN e Coordenador do SIG de Endocrinologia Pediátrica – RUTE.
DBCV: Podemos usar as insulinas, após as refeições?
Dr. Ricardo: Sim, as chamadas “ultrarrápidas” (lispro, asparte e glulisina) têm absorção rápida, e os estudos mostram que, se administradas até 10-15 minutos após a ingestão de alimentos, podem proteger da hiperglicemia, o que é uma boa característica exatamente para mulheres que estão amamentando e crianças pequenas, que nem sempre aceitam o que é oferecido, deixando as mães com grande ansiedade, caso a dose já tenha sido administrada.

DBCV: Glicemia alta causa vômito?
Dr. Ricardo: Quando há uma situação de falta de insulina, ocorre a utilização da quebra de gordura (lipólise), para obtenção emergencial de energia, via produção de cetonas, que por serem acidificantes, provocam estimulação irritativa em terminações nervosas abdominais e diafragmáticas. Este mecanismo produz náuseas, vômitos e dores abdominais, muitas vezes tão intensas que, quando ocorrem em indivíduos sem diagnóstico prévio, podem levar os pacientes a serem submetidos a cirurgias por abdômen agudo, suspeitos de apendicite.

DBCV: Excesso de insulina engorda?
Dr. Ricardo: A insulina é na verdade um hormônio anabolizante, muito semelhante ao hormônio de crescimento, e seu efeito sobre o tecido gorduroso (os adipócitos) é aumentar sua captação e armazenamento de gorduras, levando ao aumento do peso corporal.

DBCV: É possível fazer exame de sangue com glicemia baixa? Em quais casos?
Dr. Ricardo: Não é recomendável para avaliação de um estado normal do indivíduo, mas pode ser inclusive necessário colher em “crise hipoglicemica” no caso de se buscar investigar a causa de hipoglicemias. Em pessoas com diabetes tipo 1, certamente pode ser necessário colher amostras plasmáticas em situações onde as glicemias capilares não estejam coerentes com o quadro clínico.

DBCV: Corticoide inalável sobe a glicemia?
Dr. Ricardo: Em doses baixas e médias, não é esperada a ocorrência de hiperglicemia relevante, mas doses mais altas/frequentes, dependendo também de fatores individuais, podem alterar a glicemia para valores mais altos.

DBCV: Quantos dias a insulina pode ficar fora da geladeira?
Dr. Ricardo: As preparações para uso em canetas injetoras podem se manter estáveis por até 28 dias fora da geladeira, desde que fiquem ao abrigo da luz solar e variações grandes de temperatura. É comum observar diminuição de efetividade após a terceira/quarta semana de uso, principalmente em climas quentes como no Brasil.

 

Veja mais:

Aprenda dicas de como aplicar insulina em público

Psicologia do diabetes

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

andre_capa

Um novo mundo depois do Diabetes

Aos dezenove dias do mês de fevereiro de 2008, nasceu a minha princesa, a Ana ...