Home / Exercícios Físicos / Esportes de A - Z / Vamos para um Acampamento especializado para Crianças com Diabetes?

Vamos para um Acampamento especializado para Crianças com Diabetes?

Inscrições abertas para Acampamentos de Férias!

Diversão, brincadeiras, viagens, enfim, as férias de verão estão chegando! Muitos pais neste período precisam criar oportunidades para as crianças e os adolescentes deixarem de lado os videogames e computadores, tablets e celulares, para que possam conhecer outras crianças e adolescentes que possam interagir em meio à natureza, aventura, recreações e atividades físicas.

Neste quesito, que tal inscrevê-los em um acampamento de férias que possui tudo isso, mais infraestrutura e monitores? E além de tudo isso, que tal um acampamento com temporada especializada em crianças e adolescentes com diabetes?

Isso é possível, pois a ADJ Diabetes Brasil e o Nosso Recanto (NR) realizaram uma parceria há mais de 30 anos para levar 80 crianças e adolescentes com diabetes a interagir, a se divertirem, a aprenderem informações sobre diabetes e a realizarem atividades físicas com segurança.

Tanto a ADJ como o NR realizam as atividades em Sapucaí Mirim, no sul de Minas Gerais, com o monitoramento de 60 pessoas, que incluem médicos, educadores em diabetes e monitores, para que tudo ocorra de forma segura a todos. Para isso, Fernanda Castelo Branco, nutricionista da ADJ Diabetes Brasil e coordenadora da iniciativa revela “os pais inscrevem as crianças, a ADJ realiza a seleção delas, segundo alguns requisitos como idade (de 9 a 14 anos), os pais precisam preencher algumas fichas que reportam: informações cadastrais, alimentos que consomem, se há alguma restrição alimentar e medicamentos”.

“Em uma outra ficha, o médico, que acompanha a criança, preenche um questionário que insere as informações com relação ao controle da glicemia, e aos resultados de exames e outras anotações relevantes”, acrescenta Fernanda.

Após esta etapa, há avaliação de cada criança e há um planejamento de todas as atividades (físicas e nutricionais) que serão realizadas no acampamento. “As atividades são divididas em recreativas (exemplo: teatro), educativas (ex.:dinâmicas com jogos), esportivas (ex.:futebol)  e de lazer (ex: piscina)”, enumera a nutricionista.

“Por exemplo, nosso planejamento é que as crianças realizem uma atividade mais ativa após o café da manhã, com duração de uma hora; após o almoço, geralmente planejamos atividades mais leves, que incluem as educativas; após o lanche da tarde, são iniciativas como jogos de salão (que incluem ping pong, pebolim, xadrez)”, sugere Fernanda.

A nutricionista ainda destaca “mas é importante ressaltar que as atividades são desenhadas pelos coordenadores do NR e acompanhadas pela equipe de saúde. Todas elas são realizadas depois de que os participantes fazem a automonitorização da glicose para que possam participar com segurança”.

Você se empolgou com a iniciativa? A próxima edição vai acontecer de 26 a 31 de janeiro. Mais informações podem ser acessadas em: https://www.adj.org.br/leitura-conteudo/00000460/M00003

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

monica_print

Conheça a trajetória de Mônica Santos com o Diabetes

Mônica Santos, 31 anos e há 19 diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1, licenciada em ...