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Você conhece os benefícios da romã?

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A romã, cujo nome científico é Punica granatum, originária do Oriente Médio, embora muito conhecida e repleta de propriedades medicinais, é pouco consumida pelos brasileiros. A saborosa iguaria foi trazida pelos portugueses com a finalidade de tratar a diarreia e debelar as inflamações de garganta. No Egito, foram encontradas em tumbas de faraós, colocadas pelos descendentes que acreditavam que a fruta proporcionaria uma nova vida ao morto, dada a sua ação benéfica à saúde.

Na América do Norte, o suco é bastante popular, pois estudos acadêmicos comprovaram que o mesmo possui mais antioxidantes que o mirtilo, uva, suco de laranja, chá verde e o vinho.

Devido a sua baixa concentração de calorias, a romã pode ser utilizada em dietas de perda de peso, além de atuar preventivamente, impedindo a instalação de uma série de doenças.

Segundo a nutricionista Deise Santiago, a romã possui carboidratos (açúcares) complexos, minerais importantes como o potássio, nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo e sódio; é rica em antioxidantes, as antocianinas, responsáveis por dar à fruta e aos sucos a cor vermelha. Encontramos também em sua composição os taninos hidrolisáveis, que respondem por 92% da atividade antioxidante do fruto inteiro, as vitaminas C, E e a coenzima Q10, que também agem como antioxidantes, responsáveis pela ação anti-inflamatória. Lembrando que inflamações crônicas estão presentes nas doenças que mais matam como câncer, diabetes tipo 2, Alzheimer, doenças cardiovasculares e obesidade. Estudos acadêmicos norte-americanos comprovam que o extrato de romã pode reduzir processos inflamatórios no tubo digestivo, assim como em casos de câncer de mama, de colo do útero e de próstata pode inibir a proliferação de células cancerígenas e provocar até mesmo a morte da maior parte delas”.

Estudos laboratoriais confirmaram o efeito benéfico das vitaminas C e A presentes no fruto, proporcionando unhas mais fortes, cabelos e pele mais saudáveis. Importante ainda lembrar que, o delicioso suco, ingerido diariamente, fortalece o sistema imunológico, graças à presença de zinco, magnésio e vitamina C, ajudando também a combater infecções urinárias.

Para as pessoas com diabetes, cientistas atestaram que a ingestão de 250ml diários do suco de romã por 12 semanas, reduziu significativamente processos inflamatórios e impediu possíveis complicações próprias da doença.

Para aqueles que estão enquadrados na síndrome metabólica, o “santo” suco é uma excelente pedida, pois reduz a pressão arterial, em apenas duas semanas, após a ingestão diária de 150ml. Temos ainda como benefícios a redução do LDL-colesterol, também conhecido como o colesterol ruim, o aumento do HDL-colesterol, o “bom”.

“Estudos mostraram que, apenas 60 ml de suco de romã por dia durante um ano, diminuiu o tamanho das lesões ateroscleróticas em 35%, aumentando em 130% a atividade antioxidante total do sangue. O ideal é consumir de forma equilibrada, lembrando que, apenas um único alimento, não é capaz de promover saúde de forma indiscriminada. Devemos adotar hábitos saudáveis, abandonando o sedentarismo e consumindo uma dieta balanceada. Acrescente uma unidade da fruta in natura ou um copo de suco ao dia e já será suficiente para aproveitar as suas propriedades medicinais”, aconselha Deise Santiago.

Caso o consumo seja excessivo, pode ocorrer enjoo e vômitos devido ao seu alto teor de alcaloides, o que pode torná-la tóxica. No entanto, quando são feitas infusões, não existe perigo, pois os alcaloides se juntam a outras substâncias chamadas taninos, que são extraídos no chá, tirando assim a sua toxicidade.

Encerrando a matéria, Deise nos deixa uma receita de dar água na boca:

Salada verde com Romã

Ingredientes: 1 maço de rúcula, 1 maço de alface frise, 1 romã, 1 maçã verde, 1 limão.

Modo de preparo: Lavar e secar as folhas e, em seguida, rasgá-las grosseiramente. Cortar as maçãs em tiras finas e deixar de molho em água com limão por 15 minutos. Retirar as sementes de romã e misturá-las com as folhas verdes e com a maçã em tiras. Servir com molho vinagrete ou vinagre balsâmico.

Bom apetite!

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