Home / Como lidar com o Diabetes / Você sabe o que é Retinopatia Diabética?

Você sabe o que é Retinopatia Diabética?

retinopatia

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes, caracterizada pelo nível alto de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. Em consequência, ocorre vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o tempo, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea, podendo levar ao descolamento da retina.

A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

A novidade é que o estudo Automated Diagnostic Test for Diabetic Retinopathy in Brazilian Mass Screening, realizado com 2.127 pessoas, mostrou que 38% dos participantes com diabetes relataram que os médicos nunca pediram para fazer o exame de mapeamento de retina. 49% tinham complicações oculares tardias ao diagnóstico e 79% dos diagnosticados tardiamente apresentavam alterações visuais. 16% deles relataram manchas de visão, 10% glaucoma, 34% baixa visão, 17% distorção da imagem e 12% cegueira.

Segundo o secretário geral da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) Arnaldo Bordon, em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o controle da doença deve fazer parte de um ciclo harmonioso entre conscientização, prevenção, rastreamento e educação continuada”.

23,3 milhões de casos até 2040

O médico explicou que cerca de 12% dos pacientes com retinopatia já chegam cegos nas consultas. O diagnóstico é feito por meio de mapeamento da retina. “Muitas vezes as pessoas costumam dizer que enxergam bem, mas possuem a doença. Não existe o costume de fazer o exame de fundo de olho”, comenta o secretário.

Ele ainda alertou para a perspectiva do crescimento no número de pessoas com diabetes no país, em uma estimativa de 23,3 milhões até 2040.

Com base nestes dados, Dr. Arnaldo falou sobre a importância de se fazer uma prevenção da retinopatia, diminuindo a fila do atendimento e realizando o tratamento com agilidade. Destacou assim os desafios: prevenção das complicações oculares, diagnóstico precoce, disponibilidade de exames de diagnóstico e tratamento e conscientização contínua dos pacientes com relação à prevenção e à importância do tratamento contínuo.

Por isso, as mensagens primordiais para prevenção da retinopatia são: consulte um oftalmologista uma vez por ano se você tem diabetes e não tem problema de visão, visite o oftalmologista mais uma vez por ano, caso já tenha diagnóstico de retinopatia e não deixe de fazer o tratamento adequado, seja com aplicação de laser ou de uma classe de medicamentos chamada antiangiogênicos.

Veja também: 
Conheça a importância de visitar o oftalmologista uma vez ao ano
Qual o momento certo para fazer um check-up?
Ser mãe de uma criança com diabetes é uma grande provação

Portal De Bem Com a Vida

Feito com muito carinho por profissionais de saúde, comunicação e por quem entende e convive com Diabetes, para você ficar bem antenado.

More Posts

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

andre_capa

Um novo mundo depois do Diabetes

Aos dezenove dias do mês de fevereiro de 2008, nasceu a minha princesa, a Ana ...