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Você sabe o que é um pedômetro? Confira dicas para utilizar esta ferramenta em seu treino!

Informações sobre o uso do Pedômetro

Emerson Bisan*

Pedômetro é um equipamento (medidor de passos por sistema pendular) usado em campanhas de incentivo à prática de atividades informais, adotando como referência a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece 10.000 passos por dia, o padrão para sair do sedentarismo.

Leonardo da Vinci imaginou um pedômetro mecânico como um dispositivo para aplicações militares. Em 1780, o suíço Abraham-Louis Perrelet criou o primeiro pedômetro que media os passos e a distância percorrida durante a caminhada, baseado em um mecanismo de 1770 que tinha por finalidade alimentar um relógio automático. Thomas Jefferson introduziu nos Estados Unidos a versão mecânica, modelo originalmente francês. Em 1965, foi comercializado no Japão pela Y. Hatano o pedômetro Manpo-kei (que significa “10.000 passos” em japonês) e a partir de então muitas pesquisas foram realizadas neste país e chegou-se à conclusão de que 10.000 passos por dia são considerados como atividade física, sendo um ponto de equilíbrio para que a ingesta e o gasto calóricos mantenham um corpo saudável.

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Hoje sabemos que os 10 mil passos diários representam a movimentação mínima para gerar o mínimo de lastro para proteger o organismo de doenças ligadas ao sedentarismo e se respeitarmos a intensidade, teremos consideráveis ganhos de massa magra, aumento da resistência, gasto calórico, equilíbrio da digestão, dentre outros.

Atualmente, a tecnologia mundial utiliza os mais variados recursos com o aparelho telefônico móvel (celular); utilizado como ferramenta de controle de distância inserido nos aparelhos que não possuem GPS, o pedômetro é capaz sem sinal algum de internet ou GPS de marcar a distância percorrida e com a imputação do peso corporal, calcula uma boa estimativa de gasto calórico.

Na verdade, é uma ferramenta utilizada por entusiastas de tecnologia voltada ao exercício, onde consegue prever o número de passos ou gasto calórico em uma caminhada ou corrida, mas em contrapartida apresenta uma perda elevada de precisão em relação aos aparelhos de cronometragem e medição de distâncias.

Alguns modelos de pedômetro contam com o ajuste de imputação da estatura, tamanho da passada, idade e peso. Mas para fazer essa estimativa, é importante termos a consciência de que a fidelidade desses dados nem sempre é tão precisa.

É bom esclarecer que a quantificação de exercícios diários para a prática de atividade física é muito individualizada e as referências no Brasil são baseadas em diretrizes, que recomendam que 150 minutos por semana em intensidade ligeiramente cansativa são suficientes, para a prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo.

*Emerson Bisan é educador físico e técnico na Nova Equipe, Assessoria Esportiva.

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