Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Você sabe o que é Wellness Coach? Conheça os conceitos aqui!

Você sabe o que é Wellness Coach? Conheça os conceitos aqui!

Aprenda mais sobre Wellness Coach

Erácliton Viana*

shutterstock_289831070

Você já ouviu falar em wellness coach?

Trata-se de uma técnica que tem por objetivo ajudar a pessoa a observar e reconhecer seus próprios potenciais e a partir deste ponto, o profissional dá o suporte para que o indivíduo estabeleça prioridades de forma hierarquizada e consiga alcançar as mudanças necessárias de forma consistente e prolongada.

Para a prática da técnica, não há necessidade de formação acadêmica específica, mas muitos profissionais que a utilizam, possuem formação em nível superior na profissão em que atuam como os nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, dentre outros.

Vale lembrar que ela não é reconhecida como profissão em nenhum lugar do mundo e, seria difícil reconhecê-la como tal, tendo em vista a sua abrangência interdisciplinar – este aspecto dificulta ceder a patente para uma área específica.

Segundo registros, os Estados Unidos foram os pioneiros na aplicação e desenvolvimento da técnica, em meados de 1960, utilizada nos esportes inicialmente e depois no mundo corporativo, mantendo sempre o mesmo lema – o desenvolvimento de pessoas.

O princípio da técnica consiste em atuar nas cinco dimensões, que influenciam nossas vidas:

  1. Dimensão corporal. Neste tópico, o seu uso auxilia no recondicionamento do corpo físico, reconhecendo os sinais que o organismo emite sobre sentir-se muito bem ou se está no limite exigido no momento. Pense o quanto pode ser útil para ajudar uma pessoa a sair do sedentarismo ou mesmo para aquelas, que não conseguem praticar esportes de forma regular.
  1. Dimensão emocional. Nesta etapa, o auxílio foca no desenvolvimento e habilidade de praticar o autoconhecimento, a autoestima e administrar na melhora das relações interpessoais; o indivíduo desenvolve a capacidade de enfrentar novos desafios. Pense como a técnica pode ser atuante em um recente diagnosticado em diabetes, que nega o quadro clínico.
  1. Dimensão intelectual. O objetivo da técnica é despertar na pessoa o senso crítico e criativo, levando a refletir sobre os fatos e resoluções dos problemas.
  1. Dimensão social. O enfoque está voltado para a exploração da capacidade do indivíduo em se relacionar no seu ambiente familiar, trabalho ou em comunidades em que vive ou transita; auxilia na própria interdependência e valoriza a habilidade da pessoa a ser consciente de sua posição na sociedade. Exemplificando a importância da aplicação da técnica em pessoas com diabetes, nessa dimensão é extremamente importante, pois a capacidade de se reconhecer “normal” e saudável junto à sociedade faz parte da vida das pessoas com esta doença crônica Além disso, Wellness coach pode ser imprescindível nos casos em que as monitorações da glicemia e aplicação de insulina tenham de ser feitas em ambiente não familiar ou agitado, semelhantes aos frequentados por adolescentes, faixa etária onde encontramos a autossabotagem, negação e o medo da exclusão.
  1. Dimensão espiritual. Estágio explorado com a finalidade de desenvolver e aperfeiçoar os juízos que dão sentido à vida. Com isso, conseguiremos um maior enfrentamento de situações difíceis. É sabido que pessoas, que têm uma base espiritual ativa, encaram com maior facilidade as adversidades inerentes da vida.

Entendo que, para pessoas com diabetes, encontrar um profissional da área da saúde que atue com Wellness Coach será uma excelente oportunidade para desenvolver muitas habilidades necessárias para encarar os desafios proporcionados pela doença e ter como recompensa o bom controle glicêmico e melhora na qualidade de vida em todas as dimensões acima citadas.

Para a escolha de pessoas habilitadas na área, consulte a Sociedade Brasileira de Coaching e peça indicações.

*Erácliton Viana é educador físico, mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Epidemiologia e especialista em Reabilitação de Lesões e Doenças Músculo Esqueléticas, em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde e na Doença e em Reabilitação Cardíaca.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Dr. Gabriel

O diabetes é uma doença que não merece ser o centro da vida de ninguém”. Conheça o trabalho maravilhoso do médico Gabriel Lijteroff

  Muitas pessoas dizem que a medicina não é uma profissão e sim uma missão. ...